Ford: jaqueta inteligente para a segurança de ciclistas

12/07/2018 às 5:54 pm

Ford anunciou na semana passada um protótipo de jaqueta inteligente para melhorar a segurança dos ciclistas no trânsito. Batizado de Smart Jacket, o produto desenvolvido na Ford Smart Mobility, escritório de inovação da montadora em Londres, não só ajuda o ciclista a fazer melhores rotas, como também emite sinais luminosos, sonoros e táteis com a integração a um aplicativo.

A empresa explica que quando o ciclista levanta o braço para avisar que vai virar para a esquerda ou direita, os sinais luminosos presentes na manga, produzidos em LED, acendem como se fosse um alerta de carro. A jaqueta também conta com um sistema que funciona como uma luz de freio.

Segurança

O GPS presente na jaqueta é integrado a um aplicativo de navegação do smartphone, conectado sem fio, que vibra na manga para indicar para qual lado o ciclista deve virar. Tudo isso, claro, sempre evitando ruas muito movimentadas e cruzamentos.

Posicionado na manga da jaqueta, o smartphone fica visível ao ciclista para que ele possa atender a chamadas, visualizar mensagens e instruções de navegação sem precisar usar as mãos e perder o foco olhando para o smartphone. Ele pode executar essas atividades apenas usando interfaces sonoras e táteis.

Quem trabalha fazendo entregas com bicicletas ainda pode acessar as mensagens por gestos e comandos de voz.

A jaqueta inteligente da Ford ainda conta com uma tecnologia de fones de ouvido que não anula o som ambiente, garantindo mais segurança ao ciclista. Os acessórios transmitem o som através de vibrações nos ossos do rosto, deixando os ouvidos livres para captarem os sons dos locais.

Mobilidade

Desenvolvida em parceria com a Lumo, marca de roupas para ciclistas, e com a Tome, especialista em softwares de mobilidade, a Ford conta que o projeto é um grande passo para a inovação.

“Na Ford, queremos ajudar a tornar a mobilidade nas cidades mais segura, confiável e livre, tanto para as pessoas como para os produtos. O protótipo da jaqueta inteligente nos ajuda a entender melhor como os diferentes usuários do ecossistema urbano – ciclistas, carros e pedestres – podem coexistir com a aplicação de tecnologias inteligentes, gerando aprendizado para futuros projetos”, conta Tom Thompson, líder da iniciativa.

O projeto faz parte da campanha “Compartilhe a Estrada”, que conta com o apoio da Ford, e também cumpre o “desafio da última milha”, que dá nome ao último trecho do deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços em grandes centros urbanos que sofrem com o congestionamento, gerando maiores custos.

últimas Postagens