Garanta a segurança das crianças no trânsito

09/02/2018 às 4:46 pm

Fins de semana são ótimas oportunidades para aproveitar uma viagem ou um passeio em família, não é mesmo? Exatamente por isso, as rodovias registram aumento na movimentação e no fluxo de veículos. Junto com a intensificação do trânsito, aumentam também os riscos e perigos. Por isso, é hora de redobrar a atenção e investir na segurança dos pequenos!

Regulamentação

Segundo estimativas, cerca de 90% das mortes infantis no trânsito poderiam ser evitadas com a utilização dos itens de segurança apropriados.  O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, desde a saída da maternidade, os recém-nascidos já devem ser acomodados em cadeirinha específicas, que garantem muito mais segurança do que o colo dos adultos.

A escolha da cadeirinha

É importante verificar se a cadeirinha escolhida possui o selo de certificação do Inmetro.  O próximo passo é considerar idade e peso da criança para a escolha do assento infantil.

“Conchinha”

O modelo de “conchinha” oferece firmeza ao pescoço do bebê e deve ser utilizado desde o nascimento até a criança pesar aproximadamente 8kg. É importante lembrar que a conchinha deve ser instalada sempre de costas para o painel do carro, garantindo a segurança dessas pequenas fofuras!

cadeirinha de bebê

Cadeirinha fixa

A utilização da cadeirinha, instalada de frente para o motorista, deve começar quando a criança já possuir firmeza na sustentação do pescoço e se estende até aproximadamente os 4 anos de idade.  A cadeirinha fixa deve ser instalada em posição central do banco traseiro. Seu filhote viaja protegido, você viaja tranquilo!

bebê conforto

Booster

O booster é uma espécie de banco elevatório e deve ser utilizado por crianças que pesem entre 18kg e 35kg. A modalidade é ideal para a fase onde a criança já não cabe mais na cadeirinha, mas ainda não tem altura suficiente para usar o cinto de segurança do carro. Mas atenção, o booster não deve em hipótese alguma ser substituído por almofadas ou algo parecido, ok? Isso porque, em uma freada brusca esses utensílios podem se deslocar, fazendo com que o cinto se direcione ao pescoço da criança. Atenção!

shutterstock_11945170

Dicas importantes:

– Para que uma criança fique segura usando um cinto, ela deve ter altura suficiente para sentar-se e dobrar seus joelhos na borda do assento sem deslizar.

– O banco da frente deve ser a ultima opção para instalar a cadeira de segurança, principalmente nos carros que possuem air bag de passageiro. Caso seja inevitável, afaste o banco dianteiro o máximo possível do painel do veículo e desative o air bag.

– A cadeira de segurança deve estar bem presa ao assento do carro, através do cinto de segurança. Ela não pode mover mais de 2 cm de um lado para o outro.

Agora que você já sabe como transportar os pequenos em segurança, é só fazer uma revisão cuidadosa do seu veículo, arrumar as malas! E lembre-se, cinto de segurança também nos adultos, no banco da frente e no banco traseiro, sempre! 🙂

Fonte.

últimas Postagens