Golpistas criam falso e-mail do Detran

31/01/2017 às 6:01 pm

É verdade que a Internet se tornou um facilitador indispensável no nosso dia a dia. Por outro lado, junto com ela, surgiram também alguns novos riscos aos quais devemos estar sempre atentos, e um dos mais comuns deles são as fraudes.

A empresa Nodes, especializada em segurança da informação, alerta para um novo golpe praticado no mundo virtual: envio de um e-mail fraudulento referente a multas de trânsito. Através de um falso e-mail do Detran, criminosos comunicam o recebimento de uma multa por avanço de sinal vermelho, infração prevista no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro.

A mensagem encaminha o usuário para download de uma plataforma que é apresentada como forma de acesso ao Sistema de Notificação Eletrônica, oferecendo um falso desconto de 40% em cima do valor da multa em caso de pagamento até a data de vencimento.  Quando a pessoa clica nos links e nas fotos presentes na mensagem, pode ter seu smartphone ou computador infectado e, deste modo, sofrer com o roubo de dados bancários.

Portanto, todo cuidado é pouco: os órgãos de trânsito enviam notificações de infração somente para o endereço residencial do motorista!

Fonte

últimas Postagens