Hyundai: Carros voadores até 2030

12/11/2020 às 11:43 am

O grupo Hyundai Motor está desenvolvendo modelos de veículos de pequeno porte que irão transportar cinco ou seis pessoas nas áreas metropolitanas: versão maior irá voar entre cidades.

A Hyundai está entre os fabricantes de veículos que acreditam que carros voadores irão dominar o céu das cidades dentro de uma década. Prova disso é que a marca coreana já tem uma completa gama de veículos aéreos, prontos para sair do papel (já nas telas dos computadores em realidade virtual). Em seus projetos de Urban Air Mobility (mobilidade aérea urbana), o grupo Hyundai Motor está desenvolvendo modelos que irão transportar cinco ou seis pessoas nas áreas metropolitanas e uma outra versão maior para voar entre cidades. A empresa espera entrar nesse segmento de mercado em 2028. “As pessoas que estão constantemente presas no trânsito urbano e nas estradas irão ficar aliviadas e entenderão a conveniência de se locomoverem por meio de veículos aéreos”, diz Jaiwan Shin, chefe da unidade de mobilidade urbana da montadora. “Será o momento de explosão da demanda.” O carro voador conceito da Hyundai, desenvolvido em parceria com a Uber Technologies, foi apresentado no início deste ano na Consumers Electronic Show, feira de eletrônicos de Las Vegas (EUA). Inicialmente, esses veículos serão conduzidos por pilotos humanos até se tornarem autônomos por volta de 2035, como prevê a Hyundai.

Nos próximos anos, a indústria e os reguladores precisarão lidar com questões sobre que tipo de licença para pilotagem é necessária e como eliminar e minimizar as possibilidades de acidentes. Novas regras e infraestrutura serão necessárias para assegurar que os veículos não interferiram no tráfego de aviões e helicópteros. Shin acredita que alguns carros voadores devem chegar já em 2023, mas a data oficial da Hyundai é 2028, quando a infraestrutura necessária estiver mais consolidada e o público mais familiarizado com a nova modalidade de transporte. Para atrair os primeiros clientes a Hyundai está tentando reduzir o custo dos veículos e o nível de ruído, ao mesmo tempo em que mantém a segurança como foco principal. O conceito apresentado em Las Vegas é o de um táxi voador capaz de pousar e levantar voo verticalmente. Projetado para atingir velocidade de cruzeiro de 290 km/h, o veículo pode voar em altitude de aproximadamente 300 a 600 metros. A autonomia de voo é de até 97 km. Além do transporte de pessoas, a Hyundai trabalha na variante do transporte de bens, com capacidade para até 300 quilos. Os concorrentes da Hyundai são a Airbus SE, Boeing e startups como a Lilium. O Vahana, o táxi aéreo auto dirigível desenvolvido pela A3, posto avançado de tecnologia da Airbus no Vale do Silício, completou sua primeira fase de testes em 2018. Já o protótipo da Boeing fez seu voo inaugural em janeiro do ano passado. O fabricante chinês de carros elétricos Xpeng revelou no mês passado um protótipo para o transporte de duas pessoas capaz de levitar até 25 metros.

A Hyundai tem a vantagem de possuir uma rede global de vendas e unidades que podem fornecer serviços e participar na construção e desenvolvimento da infraestrutura para ecossistemas voltados para veículos aéreos. Os fabricantes de veículos têm também uma vantagem sobre os fabricantes de aviões por causa da experiência com produção em massa, argumenta Shin. O normal para a Airbus e Boeing é entregar menos de 1.000 aeronaves por ano, cada, enquanto fabricantes de automóveis fazem milhões. O volume de produção dos veículos aéreos deverá ser de centenas de milhares. “Nós não queremos ser o primeiro no mercado. Nós queremos ser o primeiro com o produto certo”, afirma Shin.

Fonte: Revista Encontro

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