Imagens auxiliam na identificação de acidentes

25/11/2020 às 6:00 pm

Monitoramento de veículos contribui para proteção judicial de empresas e na proteção de usuários e profissionais do transporte

A empresa Alfa Rodobus, que opera na região sudeste de São Paulo, comprovou que um de seus profissionais não foi culpado em um acidente de trânsito que ocorreu recentemente. Para isso, a empresa valeu-se de uma nova tecnologia embarcada (UCP e câmeras) instalada no veículo envolvido. Na ocasião, o ônibus circulava por uma avenida movimentada e, ao fazer uma curva um automóvel particular que tentava fazer uma ultrapassagem colidiu com o ônibus. Tudo foi registrado pelas câmeras traseira, interna e dianteira instaladas no veículo. Através dessa tecnologia foi possível captar as imagens reveladoras.

Proteção para diversos incidentes –  Com essa nova tecnologia, a empresa é capaz de não só identificar com relativa precisão as causas de uma ocorrência no trânsito como, também, identificar situações anormais dentro dos ônibus que incluem até situações de risco para passageiros, motoristas e cobradores, como assaltos. Os dados captados nos veículos podem ainda ser utilizados em softwares de gestão, auxiliando o gerenciamento da operação em tempo real. Erros humanos também são evitados e detectados graças às gravações, permitindo melhorar a condução de motoristas.

Frotas urbanas monitoradas – Atualmente, o que há são projetos pilotos na cidade de São Paulo dotados dessa tecnologia. Segundo Reginaldo, Diretor Operacional da Alfa Rodobus, “as frotas urbanas de transporte coletivo tinham que ser 100% monitoradas com essa tecnologia. É importante destacar que com essas imagens podemos cobrar os prejuízos nos ônibus e programar a paralização de unidades para conserto”.

últimas Postagens