Importância dos drones nas perícias de trânsito

31/03/2023 às 2:33 pm

A tecnologia está sempre transformando tudo que nos cerca e, no trânsito, não é diferente. Os drones, pequenos equipamentos voadores bem equipados, estão permitindo mais precisão, detalhamento e economia nas perícias de ocorrências nas ruas e estradas.

Os peritos criminais, assim como os investigadores de companhias de seguro, por exemplo, agora podem usar drones para criar rapidamente um mapa aéreo do local da ocorrência permitindo identificar e coletar evidências importantes como marcas de derrapagem, frenagem e distribuição dos detritos na pista. O equipamento também favorece a precisão na medição de distâncias e ângulos entre outros fatores importantes do processo. Outras vantagens excepcionais incluem a economia, a rapidez e a segurança. Não há necessidade do fechamento da via ou da interrupção do tráfego e as imagens capturadas de todo a ambiente da ocorrência podem ser visualizadas de diversos ângulos e transmitidas ao vivo remotamente. Outro grande problema, totalmente resolvido com o uso dos drones, é o acesso de peritos e investigadores em locais perigosos e de difícil acesso. O que torna esse equipamento uma ferramenta absolutamente indispensável para a determinação das causas facilitando muito no caso dos processos judiciais.

Custo X Tempo – O uso de drones nas perícias dos sinistros de trânsito pode ajudar a reduzir o custo de uma investigação criminal, por exemplo, ao dispensarem a presença física de peritos e especialistas no local da ocorrência, reduzindo assim os custos envolvidos como deslocamentos, alimentação, etc. Além disso, o uso da tecnologia drone pode ajudar a economizar tempo, pois as análises e avaliações serão feitas a partir das imagens capturadas pelo drone em muito menos tempo do que levaria para investigar fisicamente o sinistro.

Outras aplicações – Em conclusão, o uso da tecnologia drone na investigação de ocorrências no trânsito está se tornando cada vez mais popular devido aos inúmeros benefícios que oferece, incluindo a segurança. Na medida que as vias de circulação se tornam cada vez mais congestionadas, é de suma importância encontrar maneiras de melhorar a fluidez do tráfego e, também, a segurança do usuário, seja ele motorista ou pedestre. O uso do drone é uma solução inovadora que tem o potencial de revolucionar a forma como as estradas são monitoradas. Aproveitando as capacidades desses veículos aéreos não tripulados, as autoridades podem monitorar as condições de tráfego e identificar riscos potenciais, bem como alertar os motoristas sobre perigos concretos em tempo real.

Fonte: Portal TS2 e Redação Trânsito Livre

últimas Postagens