Maio Amarelo Kids: Jogo ajuda conscientização infantil

23/05/2018 às 3:04 pm

Publicado em: Auto Papo

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 2015 apontou que a maior causa morte entre jovens de 10 a 19 anos em todo mundo são os acidentes. Em atenção a essa e outras estatísticas relacionadas à violência no trânsito, o mês de maio foi escolhido como o mês da conscientização sobre o trânsito. Para atingir todos os públicos brasileiros, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou, em parceria com a ZOOM education for life, o jogo Maio Amarelo Kids, que ensina e testa o conhecimento das crianças.

O jogo é gratuito, está disponível para Android, iOS e funciona também no computador. Além dos desafios, o site disponibiliza materiais de apoio para educação no trânsito em diversos níveis (do primeiro ao sexto ano). Veja, abaixo, uma das páginas do caderno de exercícios do primeiro ano

“O projeto Maio Amarelo Kids incentiva a discussão da mobilidade em conjunto com crianças, familiares e instituições de ensino por meio de ferramentas digitais ou presenciais, em espaços públicos ou privados, e visa assim contribuir para uma sociedade mais saudável e gerações mais conscientes sobre o tema” afirma o ONSV, que almeja deixar os motoristas do futuro mais responsáveis.

O Código Nacional de Trânsito prevê que: “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação” (Cap. V, art. 76).

Celular

Nos automóveis, o jogo só pode ser acessado pelas crianças. Isso porque um estudo norte-americano feito pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” com mais de 3.500 motoristas indicou que os condutores passam mais da metade do tempo envolvidos com alguma atividade que pode afetar a concentração. O resultado é triste, a pesquisa apontou ainda que 68% das 905 colisões registradas durante a pesquisa foram causadas por algum tipo de distração.

De acordo com dados Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de acidentes no trânsito brasileiro. A NHTSA (Administração Nacional de Segurança Viária dos Estados Unidos) concluiu que o uso do aparelho aumenta em 400% o risco de sofrer ou causar um acidente de trânsito. A pesquisa do órgão americano apontou que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem em alguma rede social. Sendo assim, abrir o Facebook à velocidade de 50 km/h equivale a deixar o carro “dirigir sozinho” por uma extensão equivalente a 12 veículos populares enfileirados.

Atenção! O uso de celular pelo motorista é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A infração é gravíssima e origina multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação (CNH)

 

últimas Postagens