Lentidão no trânsito de SP em 2016 tem queda de 12,7%

11/08/2017 às 12:09 pm

Publicado em: G1

Um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que a lentidão no trânsito diminuiu na cidade de São Paulo em 2016 e segue a tendência de redução apresentada nos anos anteriores. .

Os dados coletados, divulgados no Diário Oficial do último sábado (10), permitiram verificar que houve uma diminuição da lentidão em todos os intervalos do dia monitorados pela CET em relação ao ano de 2015. A média de lentidão em 2016, englobando o horário das 07:00 às 20:00, foi de 58 quilômetros, já em 2015 a média foi de 66 quilômetros, uma queda 12,7%. De 2014 para 2015, também houve redução nos valores em 10,7%.

O engenheiro civil e especialista em transportes Sérgio Ejzenberg afirma que o resultado é reflexo da crise econômica. “Existe, sim, uma relação direta entre a atividade econômica e o uso dos veículos, principalmente em cidades com transporte público inadequado”, afirma Ejzenberg.

“A atividade econômica pode ser medida pela movimentação das pessoas e mercadorias. Prova disso é que de segunda a sexta-feira, as pessoas se matam nos congestionamentos, mas no sábado e no domingo, no descanso semanal, eles desaparecem”, complementa.

Em 2015 e 2016, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) implantou a redução da velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, ciclovias e faixas exclusivas de ônibus à direita das vias.

Obediência ao rodízio

Além de medir a lentidão da capital, o relatório avalia a obediência ao rodízio e o tamanho da frota de veículos motorizados na cidade.

Na capital paulista, é proibida a circulação de um par de placas a cada dia útil da semana, de 7 horas às 10 horas, e de 17 horas às 20 horas, dentro do chamado Minianel Viário, composto pelas marginais e principais avenidas do município.

O estudo da CET também revelou que 90% dos motoristas respeitaram o rodízio no período da manhã e 84% obedeceram no período da tarde.

 Os maiores índices de obediência foram observados na Radial Leste, tanto no período da manhã, quanto no período da tarde. Os menores índices de obediência foram verificados na Avenida Santo Amaro, tanto no período da manhã quanto no período da tarde.

Sérgio Ejzenberg atribui os bons resultados à eficiência da fiscalização da CET. “Existe uma fiscalização eletrônica feroz – quem usa o carro quando não pode é multado”, afirma o especialista.

“Há dois tipos de motoristas que são autuados no rodízio – aquele que esquece e se confunde, e aqueles que já desistiram de regularizar o veículo, têm mais multa do que vale o próprio carro, e não respeita mais nada”, continua.

O último resultado do estudo indica que a frota de veículos motorizados teve um aumento de 2,6% de 2015 para 2016. Para Ejzenberg, mais importante do que o tamanho da frota é como se utiliza. “Uma pessoa pode ter 10 carros, mas ela só vai usar um por vez, certo? A questão é que se há atividade econômica intensa, há um grande fluxo, se a atividade está fraca, os veículos rodam menos”, explica.

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