Limitador de velocidade será obrigatório na Europa

08/03/2018 às 3:34 pm

Todos os carros novos vendidos na União Europeia a partir do próximo mês de maio deverão vir equipados com limitadores automáticos de velocidade. O Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, ao anunciar a obrigatoriedade, justificou afirmando que para baixar o número de acidentes e mortes nas estradas, limitar eletronicamente a velocidade de circulação é tão importante como o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos.

O equipamento exigido terá a capacidade de efetuar a leitura da sinalização de velocidade de cada via, por meio de uma câmara ligada ao sistema ao GPS, para controlar a velocidade máxima em cada local. Sempre que o condutor exceder o limite de velocidade, o computador de bordo bloqueia a potência e faz o carro desacelerar, mesmo que o condutor continue pisando no acelerador.

Este tipo de tecnologia já está disponível em carros mais modernos. Mas o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes quer que todos os veículos, independente do ano de fabricação, passem a ter velocidade controlada.

Bafômetros embarcados

O Conselho não vai parar por aí. Os técnicos estudam uma nova exigência que é a obrigatoriedade da instalação de alcoolímetros (bafômetros instalados nos veículos) em todos os veículos novos de uso profissional como ônibus, caminhões, carretas, vans e taxis e também nos veículos de condutores que já tenham sido punidos por conduzirem sob efeitos do álcool. Também está em estudo a adoção da “caixa preta”, equipamento obrigatório nos aviões comerciais em todo o mundo, que favoreçam a análise das causas e circunstâncias de um acidente viário.

O objetivo de todas essas medidas é baixar o número de acidentes com mortes e feridos nas estradas do continente. As novidades serão anunciadas pela Comissão Europeia no início do mês de maio, quando serão divulgadas as novas regras de segurança para a indústria automotiva e as estratégias de prevenção rodoviária.

 

últimas Postagens