Londres lança plano para zerar acidentes com mortes

31/07/2018 às 2:36 pm

A prefeitura de Londres pretende zerar os acidentes de trânsito com mortes e ferimentos graves até 2041. Anualmente, mais de 2 mil pessoas morrem ou ficam severamente machucadas em acidentes na capital inglesa. O plano de ação, batizado de Vision Zero, prevê a implementação de diversas políticas de segurança viária, com início imediato.

Transporte Público

A tecnologia será a maior aliada da segurança no transporte público. Está prevista a instalação de um sistema de freio automático nos ônibus, além de dispositivos que limitam a velocidade dos veículos de acordo com a localização. Ou seja, em áreas de maior vulnerabilidade a velocidade será limitada pelo próprio veículo, não importando o quanto o motorista pise no acelerador.

Também está previsto um fundo para implementação permanente de novas tecnologias de segurança nos famosos ônibus vermelhos de dois andares. Os veículos receberão um novo pára-brisas, mais amplo, para aumentar a visibilidade do motorista. Também receberão melhorias de acessibilidade no seu interior, visando evitar tropeços e quedas.

Educação

O plano prevê que todos os motoristas de ônibus passem por novos treinamentos. A prefeitura da cidade irá divulgar campanhas educativas nas escolas e comunidades locais, pois os pedestres e ciclistas também deverão se manter atualizados acerca da legislação de trânsito. De acordo com o plano, será dada atenção especial à formação dos motociclistas, já que eles estão envolvidos em boa parte dos acidentes graves.

Planejamento Urbano

Estão previstas obras em 73 cruzamentos considerados perigosos, além de reduzir os limites de velocidade. A ideia é que o limite de 32 km/h seja progressivamente instituído até atingir boa parte do centro urbano de Londres.

O plano era uma promessa de campanha do atual prefeito da cidade, Sadiq Khan. Na ocasião do lançamento do plano, o prefeito afirmou:

“Nosso plano de longo prazo é um dos mais ambiciosos do mundo, e parte do princípio que nenhuma morte ou ferimento grave nas ruas de Londres deve ser tratado como aceitável ou inevitável”.

O plano pode ser acessado aqui, em inglês.
Para mais informações sobre tecnologias para um trânsito seguro, siga-nos no twitter e curta nossa página no facebook.

 

últimas Postagens