Mais de 84 milhões de brasileiros usam serviços públicos digitais

23/11/2020 às 10:11 am

Dois anos depois da inauguração do portal Gov.br, que reúne os serviços públicos digitalizados do governo federal, cerca de 62% dos internautas brasileiros já estão cadastrados e fazem uso do serviço. O destaque vai para o MEU INSS e aqueles voltados para a CNH e o registro de veículos.

Atualmente, 84 milhões de brasileiros têm login cadastrado no portal gov.br, de um total de 134 milhões de usuários ativos de internet no país. A paginado governo federal, que reúne 81 portais de órgãos públicos e oferece 3.961 serviços, tem 62,6% desses totalmente digitalizados, 15,7% parcialmente digitais (que requerem entrega física de documentos ou comparecimento presencial em alguma etapa) e 21,7% não digitalizados (com o usuário apenas dando entrada no serviço e cumprindo as demais etapas presencialmente). Segundo a estratégia desenvolvida para o portal, a meta é alcançar 100% de digitalização dos serviços públicos federais até o fim de 2022. Em outubro, o governo já tinha atingido a meta de 1 mil serviços digitalizados, antecipando em quase dois meses o cronograma previsto para ser alcançado apenas no fim do ano.

Simplificação sem perder a segurança – Na avaliação do Ministério da Economia, o grande diferencial do Portal Gov.br consiste no uso de apenas um login e uma senha para acessar quaisquer serviços públicos federais. Dessa forma, o cidadão pode entrar na carteira digital de trânsito, no Meu INSS, na carteira de trabalho digital e outras páginas de serviços por meio de uma única credencial exclusiva. Além de serviços federais, 13 estados e 74 municípios integraram-se Portal Gov.br. Dependendo da localidade onde vive, o cidadão pode resolver problemas relativos a órgãos federais, fazer pedidos de limpeza urbana e pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O Banco do Brasil e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), por exemplo, integraram o login das instituições financeiras, permitindo aos correntistas acessarem o portal apenas digitando a senha do aplicativo do banco.

Fonte:  Agencia Brasil

últimas Postagens