Manobras com motos pode ser prática esportiva em Curitiba

19/01/2022 às 4:33 pm

Projeto que tramita na Câmara Municipal de Curitiba/PR reconhece a prática do “wheeling” em locais destinados à prática ou em shows e competições.

A iniciativa, do vereador Mauro Bobato (Podemos), visa dar espaço à novidade que tem cada vez mais adeptos. A ideia é que o wheeling possa ser praticado de forma segura e em lugares apropriados, coibindo sua realização nas vias públicas, nas quais é considerado uma infração de trânsito perigosa. Segundo Mauro Bobato, a modalidade tem crescido, conquistado públicos e foi homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), passando a ser disputada em campeonatos brasileiros em 2013. Segundo o vereador, uma lei municipal que reconheça o wheeling incentivará o licenciamento de espaços públicos e privados para a prática do esporte. Neles poderão ocorrer treinos, eventos, competições e demais encontros, visando difundir a cultura e incentivar a realização segura de manobras com motocicletas.

Regras & Condições – De acordo com as regras estabelecidas pela Federação Paranaense de Wheeling (FPW), a modalidade consiste na realização de manobras e acrobacias de solo com motocicletas e bicicletas, nas quais força e equilíbrio são exigidos dos praticantes. Os requisitos para o licenciamento do local incluem possuir uma pista com asfalto de qualidade e medidas conforme as especificações da FPW; um local destinado ao público; e a comprovação, pelos organizadores do evento ou competição, da implementação de todas as normas de segurança e proteção dos pilotos, recomendadas pela FPW. “Popularmente conhecida como ‘grau’, a prática em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima, e assim deve permanecer, pois se praticada sem as devidas cautelas, coloca em risco a vida de quem pratica e a de terceiros. Entretanto, enquanto modalidade esportiva, merece atenção do Poder Público. No Brasil, o esporte começou a ficar popular nos anos 1990, existindo atualmente muitos praticantes no país”, afirma Mauro Bobato em sua justificativa.

Fonte: Portal Jornale

últimas Postagens