Ministros de todo o mundo acordam nova agenda global para segurança viária até 2030

18/02/2020 às 12:52 pm

Ministros e representantes de mais de 100 países reúnem-se em Estocolmo, Suécia, de hoje 19 a 20 de fevereiro, para discutir novas medidas para redução das mortes e dos feridos pelo trânsito até 2030, em consonância com as metas globais acordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

“O fato de cerca de 1,35 milhão de vidas serem perdidas todos os anos devido à violência no trânsito é inadmissível e não pode ser aceito passivamente como um preço a pagar pela mobilidade ”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As lesões no trânsito são agora a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos, de acordo com o mais recente relatório de status global da OMS sobre segurança no trânsito.

Mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorre entre pedestres, ciclistas e motociclistas. O risco de morte no trânsito continua três vezes maior nos países de baixa renda – dentre os quais se inclui o Brasil – do que nos países de renda mais alta. Além disso, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem ferimentos, que impõem sofrimento humano e grandes perdas econômicas.

“A maioria das mortes e lesões no trânsito pode ser evitada, usando estratégias, medidas de controle e políticas públicas que garantam a segurança, acrescentou o Dr. Tedros. “Esta conferência é uma oportunidade para o mundo adotar uma nova agenda de modo a reduzir radicalmente o número de vidas perdidas em nossas estradas e repensar como podemos fornecer acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis ​​para todos”.

Progressos na segurança viária

Muitos países já fizeram progressos através de uma gestão eficaz da segurança viária, concentrando-se em uma melhor legislação e aplicação em torno dos principais riscos, como a velocidade; beber ou usar drogas e dirigir, e não usar cintos de segurança. Alguns também melhoraram a infraestrutura por meio de medidas como calçadas mais seguras e faixas dedicadas aos ciclistas; normas implementadas para veículos, como as que exigem frenagem avançada e controle eletrônico de estabilidade; e cuidados pós-acidente aprimorados.

Melhorias ocorrem quando vários setores de um mesmo país estiveram comprometidos. Inclui-se nisso o segmento dos transportes, da saúde, do planejamento urbano, da segurança pública e com a efetiva aplicação de legislação específica, com as sanções necessárias. O sucesso também depende de forte liderança e vontade política no mais alto nível do governo e em estreita colaboração com a sociedade civil e o setor privado.

A Declaração de Estocolmo

Organizada pelo Governo da Suécia em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária vai oferecer aos delegados dos países participantes a oportunidade de compartilhar sucessos e lições aprendidas, traçar orientações estratégicas futuras para a segurança e definir maneiras de acelerar o progresso para salvar vidas.

A Declaração de Estocolmo será apresentada como o documento final da Conferência Ministerial que apela a uma forte vontade política e cooperação internacional, bem como parcerias em muitos setores da sociedade. A Declaração estabelecerá recomendações-chave para ações imediatas para impulsionar a possibilidade de cumprir a meta que é chegar à metade das mortes e feridos no trânsito global até 2030.

Além de prevenir o sofrimento humano e as grandes perdas econômicas, a abordagem de mortes e lesões no trânsito tem um impacto positivo em todos os aspectos da sociedade e do desenvolvimento – incluindo aqueles relacionados ao meio ambiente, mudança climática, educação, emprego, energia, pobreza, direitos humanos e igualdade.

últimas Postagens