Navegação magnética pode ajudar veículos autônomos

02/07/2018 às 2:35 pm

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana publicou um artigo que demonstra que a navegação magnética pode ajudar na navegação de carros autônomos, mesmo sem mapa ou GPS. Eles utilizaram simulações de computador para investigar como os animais conseguem obter vantagens do campo magnético da terra para localização.

A navegação magnética é utilizada por aves migratórias, como os pombos, mas também por insetos, peixes e até mesmo alguns mamíferos, como baleias, ratos e raposas. Um outro exemplo notório são as tartarugas marinhas. Usando da navegação magnética elas conseguem desovar na mesma praia todos os anos, mesmo depois de viajar 14 mil quilômetros.

O estudo, comandado pelo Dr. Brian Taylor, sugere que a navegação magnética pode ajudar a diminuir o custo, tamanho e peso dos sistemas de navegação de veículos autônomos. Existem também aplicações para veículos autônomos militares, que muitas vezes operam em lugares de difícil mapeamento.

O artigo se chama ‘Bioinspired magnetoreception and navigation using magnetic signatures as waypoints’, e foi publicado no jornal científico Bioinspiration and Biomimetics. 

Pode ser lido na íntegra e em inglês neste link: IOPscience

últimas Postagens