No dia da mentira, desmistificamos 4 boatos do trânsito

01/04/2019 às 2:20 pm

Dia 1º de abril é tradicionalmente o dia da mentira, mas queremos aproveitar essa data para desmistificar alguns boatos que circulam por aí sobre segurança no trânsito.

1- “Uso de cinto de segurança no banco traseiro não é tão necessário”

O banco traseiro cria uma falsa sensação de segurança. Mas lembre-se, em caso de colisão você pode ser lançado para fora do veículo pelo para-brisas e pelas janelas laterais, visto que é muito comum que o carro capote lateralmente após uma colisão. Outro problema é que você atingirá o banco da frente com muita violência, causando problemas para você e para quem está na frente. Algumas vezes, este tipo de ferimento é fatal.

2- “Radares não flagram motociclistas”

Não é bem assim. Hoje em dia os equipamentos possuem tecnologias avançadas, capazes de ‘fotografar’ até mesmo motociclistas que andam entre as faixas.

3-“Posso dirigir logo que o efeito da bebida passar”

Não mesmo. A sua percepção pode estar alterada por conta da bebida, ou seja, você pode achar que o efeito já passou enquanto, na realidade, ainda não está recuperado. E como a lei proíbe qualquer vestígio de álcool no sangue, você estará cometendo uma infração mesmo que você se sinta “bem”. É que o álcool demora várias horas para ser eliminado do organismo. O certo é pegar carona para casa.

4-“Consigo enganar o bafômetro”

Não, não consegue. Nem adianta tentar. Vinagre, coca-cola, enxaguante bucal, comprimidos, nenhum funciona. O bafômetro é um instrumento utilizado no mundo inteiro e é reconhecido por cortes internacionais; está 100% à prova da engenhosidade brasileira. Não existe “fórmula mágica”.

 

últimas Postagens