Notificações de multas pelo celular

01/09/2020 às 2:38 pm

Ferramenta já disponível em 82 cidades brasileiras permite pagar a infração de trânsito com 40% de desconto

O SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), que envia aviso de multas de trânsito para o celular dos motoristas ou por meio do computador, já é utilizado em 82 cidades brasileiras. O aplicativo disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é compatível com smartphones com sistemas operacional Android e Ios. O Serpro, empresa de tecnologia do setor público que desenvolveu a ferramenta, detalhou o uso do aplicativo. O Sistema de Notificação Eletrônica possibilita a baixa de infrações em apenas uma hora. “Dezenas de municípios de todo o país estão automatizando seus sistemas de cobrança de infrações de trânsito. Tecnologias desenvolvidos pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, em parceria com o Denatran, permitem a migração do registro em talonário até o pagamento da infração para o ambiente eletrônico. O mais recente município a aderir à novidade é Gurupi, cidade de Tocantins com a terceira maior população do estado”, informou a nota.

DESCONTOS

Desde seu lançamento em 2016, o SNE já gerou R$ 107 milhões de desconto em multas de trânsito de mais de um milhão de veículos no Brasil. Atualmente, fazem parte do sistema todos os órgãos autuadores federais, 82 municípios e 17 Detrans. O abatimento é possível graças à economia trazida pela notificação eletrônica, que elimina a necessidade de impressão gráfica e do envio, pelo correio, das cartas de infração e de multa. O valor pode, então, ser repassado ao motorista, desde que ele abra mão de eventuais recursos. A geração do boleto de pagamento é feita pelo próprio aplicativo. Passada a data de vencimento, a multa volta ao seu valor normal.

RADAR

Outra tecnologia desenvolvida pelo Serpro é o Radar, voltado para os órgãos autuadores dos estados e municípios, que realiza, de ponta a ponta, a gestão das infrações de trânsito. Essa ferramenta, por sua vez, está presente em 26 municípios, além do Detran do Espírito Santo. A tecnologia funciona em nuvem e pode ser acessada por smartphones, dispensando o uso de computadores. “Mas é importante lembrar que o Radar não se resume à substituição do talonário de papel por um celular. O serviço traz inovação, integrando todos os pontos do ciclo de vida de uma infração, o que diminui a quantidade de recursos gastos com o processamento, envio e arquivamento”, explicou o gestor do produto no Serpro, Leonardo de Souza.

Clique AQUI e veja se seu estado já aderiu ao sistema.

Fonte: Portal Diário do Transporte

últimas Postagens