Nova CNH entra em vigor em junho

06/05/2022 às 2:30 pm

O Detran de Mato Grosso do Sul foi escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito para realizar a primeira emissão do novo modelo do documento de habilitação.

A mudança segue a Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro do ano passado, e traz mais segurança aos motoristas com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações. Outra mudança é a cor da carteira que traz predominantemente as cores verde e amarelo. A assinatura do motorista também mudou de lugar, ficando abaixo da foto. As categorias para as quais cada motorista está habilitado ficará marcada por desenhos de veículos, já a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.

Validade e pontuação – A CNH é um documento obrigatório para todos que dirigem no território nacional, servindo, inclusive, como um documento individual de identificação com foto e aceito em todo o País. O documento possui a versão digital e física. O novo modelo da CNH começará a ser emitido em 01 de junho, mas quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar. Apesar da carteira de motorista sofrer diversas alterações a CNH com validade em dia ainda continua valendo e com as mesmas regras implantadas no ano passado: 10 anos para motoristas com idade inferior a 50 anos, 5 anos para cidadãos com 50 a 69 anos e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. Já sobre a pontuação, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 pontos durante este mesmo período.

Fonte: Portal DETRAN/MS e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens