OMS visa reforçar a segurança dos pedestres

31/05/2023 às 11:16 am

Os pedestres representam quase um quarto de todas as mortes em sinistros rodoviários. Quase o dobro de todas as outras vítimas mortais nas ruas e estradas do mundo.

Caminhar traz benefícios para a saúde, para o transporte e o meio ambiente, mas as vias de circulação continuam inseguras para os pedestres em todos os lugares. Mais de 310.000 pedestres morreram em 2016, representando 23% de todas as mortes globais. Por quilômetro percorrido, os pedestres enfrentam um risco de morte nove vezes maior do que os ocupantes de carros. Por esta razão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros institucionais lançaram um manual para ajudar os tomadores de decisão a conter o flagelo das mortes e ferimentos de pedestres no trânsito. Isto porque os episódios que envolvem esse tipo de sinistro são previsíveis e evitáveis, e é crucial que as autoridades implementem leis, estruturas e ações baseadas em evidências para reduzir as mortes e ferimentos de pedestres. O mais recente Manual de Segurança de Pedestres oferece novos estudos de caso, dados e orientações para tomadores de decisão com foco em países de baixa e média renda, onde nove em cada dez de todas as mortes em acidentes de trânsito ocorrem.

Manual – O manual foi lançado na Reunião da Rede de Legisladores Africanos de Segurança Viária em Kampala, Uganda. Organizado pelo Fórum Parlamentar de Segurança Viária de Uganda com a União Africana, em colaboração com o Programa de Política de Transporte do Banco Mundial, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a OMS, legisladores de 10 países africanos se reuniram para fortalecer e alinhar a legislação nacional para cumprir a meta global das Nações Unidas de reduzir pela metade as mortes em acidentes de trânsito até 2030. A publicação faz parte de uma série de manuais que são coproduzidos pela OMS, a Global Road Safety Partnership (GRSP), a Fundação FIA e o Banco Mundial, com apoio financeiro da Bloomberg Philanthropies.

Para acessar e baixar o MANUAL DO PEDESTRE clique AQUI

Fonte: Portal da OMS

últimas Postagens