Para evitar fraudes, emissão de CNH terá validação facial

25/09/2019 às 2:01 pm

Motoristas precisam ter compatibilidade facial de 90% para aprovação imediata da CNH; medida deve diminuir o risco de fraudes

Mais uma etapa de segurança foi adicionada ao processo de emissão da CNH. A partir de agora, as fotografias dos interessados passarão por uma validação facial para diminuir o risco de fraudes. O processo de validação facial diminui a possibilidade de emissão de carteira com fotos e dados roubados.

Por enquanto, a tecnologia está disponível para os Detrans do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. A previsão é de que até 11 de novembro mais 22 estados recebam a validação facial.

Quem passara pela validação?

Antes da autorização da emissão da CNH, os motoristas em processo de renovação de CNH ou buscando mudança/adição de categorias terão suas imagens coletadas no Detran. A fotografia será enviada ao banco de dados do Sistema Nacional de Habilitação, e então, comparada com outra imagem que o usuário já tenha cadastrada.

Caso o índice de similaridade entre as fotos fique abaixo do aceitável, ou seja, menor que 90%, a imagem é reprovada, o que demanda a checagem “manual” por um usuário do Detran, que poderá aprovar ou reprovar a emissão da CNH.

 

últimas Postagens