Cuidado com réplicas da Placa Mercosul vendidas na web

07/08/2019 às 3:01 pm

Tratam-se de réplicas sem lacre, sem registro e portanto não podem ser utilizadas em veículos.

Com uma rápida pesquisa na web, é possível encontrar anúncios na internet vendendo reproduções das placas automotivas no padrão Mercosul. Os anúncios estão publicados na plataforma de vendas Mercado Livre, onde as placas são vendidas como versões “ilustrativas” de placas legítimas e custam entre R$60 e R$160.

Desde 2018, a placa automotiva padrão Mercosul vêm sendo adotada gradualmente em todo o país. Ela possui diversos elementos de segurança contra clonagens e falsificações, em especial o código QR Code, que permite ao agente de segurança acessar informações sobre o veículo rapidamente, com a ajuda de um celular. Porém, nem por isso o novo padrão de placas está imune a falsificações e clonagens.

Na web, são vendidas placas muito semelhantes às placas originais, contendo inclusive itens de segurança como o QR Code e o adesivo reflexivo. O anúncio informa que os interessados podem escolher os caracteres que serão inseridos na placa, que é fabricada em PVC ou alumínio, mesmo material da placa legítima.

Eventualmente, essas réplicas poderiam ser instaladas em automóveis de maneira ilegal. Caso seja uma placa com os números de identificação de outro automóvel, este “herdaria” as multas registradas em radares com leitor de placas. Porém, as placas falsas não passariam pelo crivo de um fiscal de trânsito no caso de uma abordagem presencial, pois não possuem lacre e não contém todos os itens de segurança de uma placa autêntica. Além disso, nas imagens de divulgação dos anúncios ainda estão presentes os símbolos dos estados e municípios, elementos que não são mais utilizados na placa padrão Mercosul.

Vale lembrar que adulterar ou falsificar placas automotivas é crime previsto no Código Penal, e pode levar à 6 anos de reclusão. Portanto, jamais instale placas sem registro em seu veículo ou reboque.

Até o momento da publicação desta reportagem os anúncios continuavam publicados na plataforma Mercado Livre.

O modelo Mercosul

A placa padrão Mercosul já é utilizada em mais de 2 milhões de veículos de sete estados diferentes, e deverá ser adotada por todos os Detrans do país até 31 de janeiro de 2020.

A partir dessa data, o padrão Mercosul será exigido nos casos de primeiro emplacamento do veículo; substituição da placa em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da placa; mudança de estado ou município; ou quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Os veículos com o modelo de placa anterior poderão circular até o seu sucateamento, sem necessidade de substituição das placas. No entanto, os proprietários de automóveis poderão optar voluntariamente pelo novo modelo a qualquer momento.

 

últimas Postagens