Governo lança plano para reduzir mortes no trânsito

25/09/2018 às 7:15 pm

O Ministério das Cidades apresentou, nesta terça-feira (25), o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Previsto desde janeiro deste ano, o Pnatrans tem o objetivo de reduzir pela metade o índice de mortes no trânsito no país em um período de dez anos.

O Plano

Para cumprir as metas estão previstas mais de 120 ações, com prazos específicos e órgãos responsáveis. Os objetivos foram divididos por estado, usando as informações do número de mortos no trânsito do banco de dados do Ministério da Saúde. A cada ano, todos os estados terão de cumprir um percentual fixo de redução, de 6,7% ao ano, por morte a cada 100 mil pessoas.

As ações tratam de fiscalização, capacitação de agentes e desburocratização dos processos. Mas também estão previstas ações educativas e de conscientização. Ao ITTS, o ministro das cidades Alexandre Baldy ressaltou a importância da participação de todos para que o objetivo seja atingido:

“Precisamos que cada usuário, cada brasileiro compreenda que a chance do nosso sucesso depende deles. Cada um faz parte do trânsito e vai fazer a diferença.”

Integração

O plano foi elaborado em conjunto por órgãos de saúde, trânsito, transporte, justiça e de educação. Ele traz as diretrizes para alcançar uma redução drástica no número de acidentes fatais, além de regulamentar a coleta e análise de dados do Datasus, DPVAT e IBGE. As metas anuais de redução dos índices para cada estado da Federação e para o Distrito Federal serão definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com base nas informações do Datasus.

Para o ITTS, o diretor-geral da PRF, Renato Dias, se disse contente com o resultado desta união de diversos órgãos:

“Ficamos muito felizes em ver todo o sistema nacional de trânsito integrado. Este plano é o resultado de uma integração efetiva e verdadeira com um único propósito: salvar vidas e reduzir o número de mortos e feridos no trânsito.”

Na ocasião do lançamento, o ministro Baldy afirmou que a estimativa é que o Brasil gaste R$ 50 bilhões por ano com os acidentes de trânsito, que causam uma média de 45 mil mortes/ano, cerca de 130 mortes por dia. A importância do plano foi ressaltada também pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito, Maurício José Alves, que afirmou que o Pnatrans é “a ferramenta mais importante no combate ao alarmante número de mortes no trânsito”.

Homenagens

A solenidade marcou o fim da Semana Nacional de Trânsito, que teve início no último dia 18. Além de lançar o Pnatrans, a cerimônia realizada no auditório do Ministério das Cidades também homenageou entidades e personalidades que contribuem para a melhoria do trânsito no Brasil.

 

Você pode acessar o plano completo clicando neste link.

 

Para mais informações sobre tecnologias para um trânsito seguro, siga-nos no twitter e curta nossa página no facebook.

últimas Postagens