PRF apreendeu 40,6 mil munições nas estradas do RJ

16/01/2018 às 11:57 am

Publicado em: G1

Nos últimos seis meses, a cada 30 dias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, em média, 6,7 mil munições dos mais diferentes calibres de armas restritas como pistolas e fuzis que iam para as mãos de facções criminosas no Rio de Janeiro. Os dados constam em um levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça que trata da operação Égide realizada pela PRF nas estradas que atravessam o estado e que resultaram até o domingo (14) na apreensão de 40,6 mil munições. No mesmo período, 235 armas foram apreendidas na ação.

A ação teve início em 10 de julho de 2017 e tenta desde então reduzir o poderio bélico das quadrilhas de traficantes e milicianos que disputam território no RJ. Os números da operação impressionam e comprovam a quantidade de armas que chegam para os criminosos no estado. E mesmo com essa atuação da PRF ainda se vê traficantes com fuzis de calibre ponto 50, além de tiroteios em comunidades ou nas ruas do Rio em diferentes regiões da cidade.

O tamanho dos carregamentos pode ser medido com ações como a que em 5 de novembro do ano passado, por exemplo, foram apreendidos 61 pistolas, um fuzil e 155 carregadores. Na apreensão havia armas fabricadas na Turquia, Áustria e até no Brasil. Todas as armas com numeração raspada.

 A ideia da PRF foi criar um cinturão, numa tentativa de reduzir a chegada desse armamento no RJ. Por isso, a escolha do nome Égide, que designava o escudo usado pelo deus grego Zeus. O projeto tem um investimento previsto de R$ 19 milhões até o fim de 2018 e faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública.

“Criamos cinturões de segurança desde a fronteira do Brasil até a capital do Rio de Janeiro. Assim, com um número considerável de agentes e a ação baseada em inteligência policial estamos conseguindo ‘barrar’ essa munição que deixaram de chegar aos criminosos. Assim, a gente vai minando essa logística que, muitas vezes, traz junto com a arma e a munição, drogas e carros roubados”, analisou Diego Brandão, porta-voz da PRF.

Neste período de seis meses, 1.407 pessoas foram detidas por transportarem drogas e armas. Além da inteligência da PRF, as ações são conjuntas com o apoio das polícias Civil e Federal.

“Nós estamos desenvolvendo um trabalho contínuo em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, o qual tem gerado muitos frutos e diversas apreensões ocorridas no estado. Todas as munições eram importadas e de calibre restrito”, conta o delegado Fabrício Oliveira, da Desarme, criada para atuar no tráfico de armas e munições no RJ.

últimas Postagens