PRF usa ensino a distância para educar no trânsito

06/05/2020 às 9:44 am

Katia de Oliveira, Diretora do Colégio Intensivo e Carlos André Costa, Superintendente da PRF/PB, assinam o termo de parceria.

Projeto pioneiro de Educação para o Trânsito lançado pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba está sendo implantado em João Pessoa, capital do estado, que tem como objetivo a realização de atividades de educação para o trânsito na modalidade de Educação à Distância (EAD) durante o período de isolamento social surgido em decorrência da crise mundial de saúde pública causada pelo novo Coronavírus.

Voltadas para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas do estado da Paraíba, o projeto já faz parte do calendário de muitas instituições de ensino no Estado. O projeto Educar PRF leva o assunto trânsito para os futuros condutores como uma das ações voltadas para a redução da violência no trânsito.

Com a crise provocada pelo COVID-19, a PRF na Paraíba irá iniciar de forma pioneira no país a atividade de educação para o trânsito através da modalidade EAD. A primeira escola a firmar a parceria é da iniciativa privada, Colégio Intensivo, que atende estudantes do ensino infantil, fundamental e médio. Ao todo são 2 mil alunos de unidades escolares localizadas em vários bairros da cidade. A parceria estabelece que a escola interessada disponibilize a plataforma EaD e a PRF desenvolva todo o conteúdo por meio de palestras gravadas e materiais educativos virtuais como filmes, áudios e apresentações.

Dentre os assuntos que serão abordados nas aulas a distância destacam-se atitudes e comportamentos que se configuram como condutas de risco, as principais causas que provocam acidentes automobilísticos, as sanções mais graves previstas no Código de Trânsito Brasileiro e dicas de enfrentamento ao COVID-19, entre outros assuntos.

O objetivo da PRF é testar o alcance e a eficácia do projeto Educar PRF, ampliando seu alcance para outras escolas do Estado e, até, para outros estados.

últimas Postagens