Radares registram 100 mil infrações no sul

08/01/2021 às 4:01 pm

Dados são de apenas cinco equipamentos instalados na cidade de Santa Maria/RS que recebeu este mês mais três novas unidades o que, em tese, vai significar um aumento nos números de infrações constatadas.

Apesar da diminuição da fiscalização eletrônica nas rodovias federais, consequente de mudanças impostas pelo DENATRAN, a fiscalização do trânsito nas cidades de todo o país que integram o Sistema Nacional de Trânsito continua inalterada. Em alguns casos, como em Santa Maria no Rio Grande do Sul, em função das constatações da frequência das infrações, foi até ampliada. Três novos controladores tiveram a instalação concluída e se juntam a outros cinco já instalados no ano passado. Juntos, os oito ainda não multam condutores que cometem infrações, mas o planejamento da prefeitura é começar a emitir autuações ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi, em 2020, quando os cinco primeiros controladores de velocidades começaram a funcionar, foram registradas cerca de 100 mil infrações, como passagem em sinal fechado e até mesmo veículo trafegando a mais de 100 km/h durante o dia no perímetro urbano. “ Precisamos montar todo o sistema, analisar os dados e criar um perfil de ação necessária para esses locais. Durante os últimos dois anos, nós estamos batendo recorde na redução de mortes em Santa Maria. Nesse último ano, os dados preliminares apontam que houve redução de 68% do número de mortes em relação ao índice estabelecido para a primeira década mundial de redução de acidentes de trânsito. Isso é resultado de política que a gente adotou dentro da Mobilidade Urbana, como a fiscalização e educação, e essas ferramentas  eletrônicas só vem a se somar ao nosso principal objetivo, que é a preservação da vida” – completa Ponsi.

VISÃO POSITIVA – As novas estruturas já instaladas não chamam muita a atenção dos condutores. Alguns passavam em alta velocidade no sinal amarelo, outros cruzavam o vermelho ou paravam em cima das faixas de pedestres. Entre os que aceitaram conversar com a reportagem, contudo, houve uma unanimidade: a fiscalização é positiva.  – “Eu acho bom. Aqui o pessoal gosta de se passar, né? Principalmente no final de semana, quando o pessoal se junta no posto. Tem uns que gostam de correr” – comenta o pizzaiolo Lucas Souza de Araújo sobre o equipamento instalado no cruzamento da Avenida Medianeira com a Barão do Triunfo. Quem tem o hábito de passar todos os dias pelo local é o ferreiro Marco Antônio Delinomene. Ele trabalha a uma quadra abaixo do cruzamento e transita por ali a pé. “Tem dia que correm bastante. Tem quem passe ligeiro, mas, na hora do pique, é bem lento. Agora vai melhorar, vai terminar a correria” – espera Marco Antônio. Adrion Silveira da Trindade trabalha em uma obra de construção civil próximo do cruzamento da Avenida Medianeira com a Duque de Caxias. Todos os dias ele estaciona em ruas paralelas e precisa cruzar o trecho a pé até o trabalho. Para quem vive a rotina como motorista e como pedestre, Adrion defende a fiscalização. “É uma loucura. Ninguém respeita nem sinal, nem faixa de pedestre. No sinal amarelo, estão grudando por cima, buzinando, falando palavrão” – desabafa.

Fonte: Portal Diário de Santa Maria

últimas Postagens