Reino Unido aprova leis mais duras sobre uso do celular no trânsito

12/01/2022 às 11:22 am

A partir deste ano de 2022 não será mais permitido segurar o celular enquanto se dirige. Medida foi muito elogiada por todos setores da sociedade civil britânica.

Motoristas do Reino Unido agora estarão proibidos de filmar ou pesquisar músicas nos seus celulares. As novas regras fazem parte de um endurecimento do governo nas leis de segurança no trânsito. Atualmente já é ilegal fazer ligações ou enviar mensagens de textos enquanto se está dirigindo. O Secretário de Transportes e também parlamentar britânico Grant Shapps afirmou que “muitas mortes e ferimentos ocorrem enquanto os telefones celulares estão sendo manipulados. Ao tornar mais fácil processar pessoas usando seu telefone ao volante, estamos garantindo que a lei seja trazida para o século 21, protegendo ainda mais todo mundo nas ruas e estradas.” Os motoristas ainda poderão utilizar seus telefones em algumas situações, como ao utilizar a navegação por GPS ou receber chamadas no viva-voz, desde que os celulares estejam presos em um suporte adequado no painel ou volante. Também será permitido a utilização do telefone durante a fila de um restaurante drive-through ou para pagamentos sem contato em uma cabine de pedágio. Entretanto, os motoristas ainda poderão ser responsabilizados por acidentes se a polícia descobrir que eles não tinham o controle adequado do veículo.

Repercussão da sociedade – A reação da sociedade civil se mostrou bastante positiva, segundo a BBC. A nova lei foi proposta a partir de uma consulta pública que descobriu que 81% dos entrevistados apoiavam o endurecimento da lei. Mary Williams, executiva-chefe de uma instituição de caridade para segurança no trânsito, disse que as mudanças, coincidindo com a semana de segurança no trânsito, foram muito bem-vindas, “especialmente para famílias que sofreram luto e ferimentos por sinistros provocados pela distração dos motoristas usando seus telefones“, disse ela. “Embora nossas vias de circulação permaneçam entre as mais seguras do mundo, continuaremos trabalhando incansavelmente para torná-las mais seguras, inclusive por meio de nossa premiada campanha ‘THINK !‘, concluiu o Secretário Shapps.

Fonte: BBC

últimas Postagens