RENAEST: 18 estados já integram o sistema

22/04/2021 às 10:18 am

O Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito já conta com a participação de 18 Detrans, além de todos os órgãos responsáveis pela administração das vias federais.

Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura, o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST) é um sistema que traz informações consolidadas que ajudam na criação de políticas públicas para a redução dos sinistros nas ruas e estradas de todo o país. Nesse momento, a tecnologia trabalha com os dados validados de mais de dois milhões de registros.

PNATRANS – O Reanest vai garantir a chamada “analytics”, informações qualificadas de gestão, que serão utilizadas para redução do número de ocorrências de trânsito no país. A ideia é tentar aproximar ao máximo da meta do Pnatrans, que prevê uma redução de 50% nos sinistros de trânsito até 2023, explicou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro. Instituído pela Lei 13.164, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans – é uma proposta criada para oferecer respostas mais eficiente aos trágicos números do trânsito brasileiro, que chegou a registrar mais de quarenta mil mortes por ano. A partir desses dados, é possível a implementação pelo governo de ações mais eficazes, baseadas em dados estatísticos, que podem contribuir significativamente na integridade física e mesmo salvar vidas dos motoristas e passageiros brasileiros, afirma José Antônio de Almeida, gerente do Serpro da área responsável pela tecnologia.

RENAEST – Neste momento, o Renaest se encontra em sua “segunda onda” de implementação. Ou seja, os Detrans agora estão incluindo placa do veículo, localização e data de nascimento dos envolvidos no sinistro. No futuro, haverá dados como condições meteorológicas, situação da via e gravidade da lesão. Assim, será possível fazer o mapeamento das ocorrências, além de suas principais causas. As estatísticas são disponibilizadas a todas as instituições envolvidas (Denatran, Detrans, DNIT, PRF, DER) por meio de um painel online, com os principais indicadores de acompanhamento. Também existe a previsão de que algumas dessas informações sejam divulgadas para o público em geral, de forma anônima, como apoio para campanhas de prevenção desinistros de trânsito.  As informações do Renaest já estão sendo acessadas pelos estados do Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Paraíba e São Paulo, dentre outros. O sistema é fruto de uma parceria de governo, por meio do MInfra e do Serpro, com empresas privadas. O projeto conta ainda com o apoio da United Nations Institute for Training and Research (Unitar), órgão da ONU que presta apoio a ações em países em desenvolvimento.

Fonte: Serpro

últimas Postagens