A revolução do 5G na indústria automotiva

05/04/2023 às 3:33 pm

A conectividade 5G já está revolucionando a indústria automotiva nos outros países e, com a popularização da rede, também deve ganhar força no Brasil, com novos recursos para melhorar a experiência do usuário e aumentar a segurança nas vias de circulação.

O 5G é uma tecnologia determinante para melhorar a mobilidade urbana em curto e médio prazo. Quem estiver em seu veículo pode monitorar em tempo real o trânsito, saber as melhores rotas, ser notificado sobre acidentes na via a partir de uma conexão de alto tráfego de informação. Carros, ônibus, caminhões e outros meios de transportes se conectam entre si ou com semáforos, placas de sinalização, câmeras e até as faixas no asfalto para criar uma rede independente e altamente funcional. O resultado será menos congestionamentos, acidentes e menor tempo de deslocamento.  Já os pedestres podem usar a conectividade gerada pela nova rede para a integração entre ônibus, metrôs, trens e aplicativos de transporte, o que permite um melhor deslocamento de quem não tem carro. Além disso, as cidades inteligentes podem usar o 5G para gerenciar o trânsito de forma mais eficiente, reduzir congestionamentos e melhorar a segurança nas estradas, tornando a mobilidade urbana mais sustentável e eficiente.

Melhoria na automação veicular – O avanço rumo aos carros autônomos depende de uma ampla rede de conexão capaz de integrar veículos, semáforos, placas de sinalização, câmeras, entre outros mecanismos da infraestrutura de trânsito. Com a tecnologia 5G, essa rede vai tornar viável a direção autônoma.

Oferta de serviços no próprio veículo – Em um futuro próximo também será possível aos condutores comprar ou alugar serviços digitais. Algo assim já existe em países como EUA e China e deve chegar ao Brasil até 2024.  Alguns fabricantes já permitem que os proprietários de veículos conectados ao 5G possam adquirir funcionalidades que eram opcionais de fábrica, mas que o motorista optou por não comprar junto com o automóvel. São recursos do sistema, como alerta de estacionamento, alerta de manutenção, frenagem autônoma de emergência, entre outros. O intuito é comprar esses serviços ou alugá-los, conforme a demanda e a oferta das empresas. Por exemplo, será possível adquirir um pacote de direção autônoma que será habilitado somente para uma longa viagem.

Fonte: Portal Garagem 360 e Redação Trânsito Livre

últimas Postagens