Ruas pela Vida!

17/05/2021 às 11:32 am

No período de 17 a 23 de maio de 2021, a Organização das Nações Unidas promove mais uma semana global de segurança viária: RUAS PELA VIDA é o mais recente desafio da ONU para os países signatários a ser debatido, trabalhado e adotado.

O tema “Ruas pela Vida” (Streets for Life #Love30) propõe que nas vias com grande fluxo de pedestres e ciclistas se adote o limite de 30Km/h para tornar a convivência entre pessoas e veículos menos perigosa e danosa em caso de sinistros de trânsito. Com a redução da velocidade em localidades com o fluxo maior de pessoas, os riscos de mortes são reduzidos e isso é essencial a todo momento. A ação faz muito sentido na medida que com a pandemia mundial do coronavírus, mais pessoas tem utilizado o deslocamento a pé e por meio de bicicleta e outros meios de transporte individual que expõem ainda mais a fragilidade do ser humano. É a oportunidade para um debate mais profundo acerca do respeito que se tem os ciclistas, e como os ciclistas também se comportam em relação a isso. No Brasil é comum pedestres reclamarem dos ciclistas que transitam de forma insegura em algumas vias e até nas calçadas, não respeitando a sinalização de trânsito, notadamente o sinal vermelho do semáforo. Por outro lado, veículos automotores de todos os portes também não costumam respeitar a ocupação do espaço público das vias de circulação com as bicicletas e outros meios de transporte individual como patinetes, colocando em risco com muita frequência a integridade física e a vida desses usuários. Por isso a campanha RUAS PELA VIDA revela-se como uma excepcional oportunidade não só para debater a necessidade da redução da velocidade nas áreas urbanas de tráfego intenso como, também, estabelecer uma convivência harmônica e respeitosa entre pedestres ciclistas e os demais veículos.

Em algumas cidades, durante a celebração do Maio Amarelo, a prática de experimentar a sensação e risco, com motoristas de veículos pesados como ônibus e caminhão, ocupando por curto espaço de tempo a condição de ciclista, será repetida como forma de conscientização para a necessidade do comportamento seguro.

O que diz a ONU – Ruas de baixa velocidade salvam vidas e são o coração de qualquer comunidade. Limites de velocidade de 30 km /h, onde é possível a convivência entre cidadãos e os veículos em circulação criam ruas seguras, saudáveis, verdes e habitáveis, em outras palavras, ruas para a vida. A 6 ª Semana de Segurança Global no Trânsito da ONU está convocando os responsáveis políticos para estabelecerem ruas de baixa velocidade em todo o mundo, limitando-a a 30 km/h, pelas seguintes razões:

Ruas de 30 km / h são seguras e saudáveis – As ruas com o limite de 30 km/h protegem todos os que as utilizam. Mas, especialmente, os mais vulneráveis como pedestres, ciclistas, crianças, idosos e pessoas com deficiência. Vias de 30 km/h ajudam a prevenir mortes no trânsito e promovem a atividade física, porque quando as ruas são seguras, as pessoas andam e usam mais bicicletas.

Ruas de 30 km/h são verdes – As ruas com o limite de 30 km/h são vitais no esforço de mudança para a mobilidade com o mínimo de contaminação atmosférica. As ruas que promovem caminhadas e ciclismo seguros podem reduzir a dependência do carro e as emissões nocivas que contribuem para as mudanças climáticas. Para proteger o meio ambiente, as pessoas precisam de ruas seguras e de baixa velocidade que incentivem opções de transporte sustentáveis.

Ruas de 30 km/h são habitáveis – Ruas com grau maior de habitabilidade, possível pela baixa velocidade dos veículos, estão no cerne da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e podem facilitar muitas de suas metas. À medida que o mundo superar a pandemia do COVID-19, todos devem se beneficiar das ruas de baixa velocidade, para que não apenas sobrevivam, mas também vivam. Ruas de 30 km/h são ruas para a vida.

Junte-se à campanha # Love30 para exigir que os limites de velocidade de 30 km / h sejam a norma para cidades, vilas e aldeias em todo o mundo.

Fonte: Portal da OMS e Portal Campitacos

últimas Postagens