Semáforo inteligente pode diminuir gasto com combustível

16/10/2020 às 10:36 am

Um sistema de semáforos inteligentes que está em desenvolvimento na Universidade do Tennessee, nos EUA, promete diminuir em até 20% o consumo de combustível ao facilitar o fluxo de veículos.

Chamado de sistema de controle de tráfego adaptável, o projeto é desenvolvido em uma parceria que envolve quatro universidades norteamericanas. O objetivo da equipe é criar um sistema integrado e que tenha comunicação entre carros conectados e semáforos. Durante o primeiro ano de trabalho, os pesquisadores darão ênfase no desenvolvimento de algoritmos e realizarão simulações com a tecnologia. Após o período inicial de preparação, o time pretende realizar testes com o sistema de tráfego dinâmico em Chattanooga, nos Estados Unidos. A cidade, onde funciona o campus da Universidade do Tennessee em que a tecnologia está em desenvolvimento, também conta com o MLK Smart Corridor, uma rua inteligente com câmeras e sensores que se comunicam com o sistema de veículos conectados. A infraestrutura permitirá que os pesquisadores coloquem os semáforos dinâmicos para funcionar em uma aplicação real, recebendo dados para monitorar e desenvolver a tecnologia. Além de ter infraestrutura para testes de trânsito, o Smart Corridor também possui uma grande variedade de tráfego, segundo os pesquisadores. “Escolhemos uma área muito movimentada e que incorpora diversos meios, incluindo caminhada, bicicleta e transporte público“, explica Mina Sartipi, uma das responsáveis pela pesquisa. “É uma espécie de amostra de tudo que acontece na cidade.

Com o projeto ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, os pesquisadores ainda não possuem uma estimativa de quando a tecnologia pode ser aplicada de maneira abrangente. Ainda assim, diversos fabricantes já estão equipando seus veículos com sistemas que reconhecem semáforos, o que deve facilitar o desenvolvimento de tecnologias para otimizar o trânsito.

Fonte: Portal TecMundo

últimas Postagens