Táxis sem motorista

Táxis sem motorista serão testados em 2019

26/07/2018 às 9:30 am

As empresas alemãs Bosch e Daimler prometeram testar táxis sem motorista já em 2019, nas ruas do estado americano da Califórnia. As empresas prometeram sigilo até estágios mais avançados do projeto, mas divulgaram que os táxis usarão carros da também alemã Mercedes Benz. Também informaram que, ao contrário dos protótipos da Google, os carros contarão com volante e com um motorista habilitado, por segurança.

Criar tecnologias tão inovadoras é um grande desafio. Além disto, os custos de uma iniciativa como esta são muito elevados. Para contornar estes problemas, as empresas buscaram parcerias com outras gigantes em suas áreas. Além da Bosch, da Daimler e da Mercedes Benz; a Nvidia fará parte do projeto. Ela é uma das maiores empresas de tecnologia do Vale do Silício, e terá a missão de produzir a plataforma de inteligência artificial que conduzirá o veículo.

Ainda não se sabe em quais cidades os táxis sem motorista serão testados. Os executivos das empresas informaram que a escolha será baseada nas negociações legais com as autoridades de cada cidade. Sabe-se que o futuro dos veículos autônomos ainda precisa passar pela criação ou adaptação de leis e códigos de trânsito, que foram criados para veículos pilotados por humanos.  Durante os primeiros testes, o serviço será gratuito, terá apenas a função de testar a tecnologia em ruas de verdade. O usuário chamará o táxi sem motorista através de um aplicativo, e viajará de graça até o seu destino.

 

 

Foto: divulgação Bosch

últimas Postagens