Tecnologia do Google para melhorar trânsito das cidades

13/10/2021 às 9:14 am

A cidade do Rio de Janeiro será uma das primeiras no mundo a contar com nova tecnologia de Inteligência Artificial para melhorar a eficiência dos semáforos.

A parceria entre o Google e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) tem como objetivo estudar e prever condições do tráfego e o tempo gasto nos cruzamentos. Assim, será possível treinar modelos baseados em Inteligência Artificial para ajustar a abertura e o fechamento dos sinais e assim, promover a melhoria no trânsito municipal ajudando a reduzir as emissões de carbono. A iniciativa teve origem em uma pesquisa piloto em Israel, onde foi observada uma redução de 10% a 20% no consumo de combustível e no tempo de atraso nos cruzamentos, segundo Sundar Pichai, CEO do Google. O projeto tem como foco estudar e prever condições do tráfego e o tempo gasto nos cruzamentos nas cidades e, a partir desses dados de mobilidade, treinar modelos baseados em IA para melhorar e coordenar o fluxo de trânsito nas cidades.

Pioneirismo da cidade do RJ – Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem sido uma grande aliada na área de mobilidade urbana das grandes cidades, ajudando moradores a planejar rotas mais eficientes ao examinar informações de trânsito em tempo real e também no desenvolvimento de soluções para desafios mais complexos da sociedade, como as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente. Para o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, essa parceria com uma empresa gigante como a Google coloca o Rio na vanguarda do uso da tecnologia para melhorar a mobilidade na cidade. O Rio está entre as primeiras cidades a receber o projeto. Ele deve começar a ser implementado nos próximos meses, e os primeiros locais a receber os estudos serão divulgados em breve.

Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

últimas Postagens