Tecnologia, meio ambiente e trânsito

30/06/2017 às 5:46 pm

Nas últimas décadas a tecnologia tem mudado de forma radical a maneira como nos relacionamos com o mundo e com ela, a tecnologia, mudamos também a maneira como trabalhamos, nos comunicamos e nos deslocamos. A partir desse novo paradigma, a sociedade inclina-se para o desenvolvimento sustentável e o segmento de trânsito e transporte não é exceção.

Como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido no dia 05 de junho último, a FIA – Federação Internacional de Automobilismo, promoveu o uso responsável dos transportes em todas as suas formas dando destaque à pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos.

Inicialmente o carro elétrico teve pouca aceitação da indústria e do público consumidor, principalmente pela dificuldade na recarga e pela pequena autonomia das baterias. No entanto, com os avanços tecnológicos, hoje é possível superar essas barreiras e imaginar os elétricos como protagonistas de uma nova lógica de mobilidade urbana no mundo.

É muito importante identificar os benefícios desse tipo de veículo. De cara, podemos destacar a sua absoluta compatibilidade com o meio ambiente por não produzir emissões tóxicas e reduzir nossa dependência do petróleo. Em relação à praticidade desse sistema se comparado ao veículo a combustão, os elétricos geralmente exigem muito menos manutenção, ao contrário dos convencionais, com mudanças de óleo e verificações periódicas. Além disso, os elétricos têm motor silencioso e alcançam aceleração significativa em um curto espaço de tempo.

Fonte: Portal da ONU

últimas Postagens