Tecnologia na gestão e segurança do trânsito em Santa Catarina

10/07/2020 às 9:52 am

A reformulação em uma ferramenta adotada este ano pelo Detran de Santa Catarina, permite uma coleta mais ampla no que diz respeito a gestão do trânsito no estado. Ela foi construída e reformulada com a utilização da plataforma BoaVista, criada pelo CIASC – Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – e permite otimizar os processos de análise de dados. As novas funcionalidades da ferramenta de estatísticas permitem separar os dados, por exemplo, por nível de gravidade das multas (multas leves, médias, graves ou gravíssimas). As informações podem ser acessadas ao clicar em “Estatísticas” no menu da página inicial do site do Detran/SC (www.detran.sc.gov.br) e são especialmente importantes para gestores públicos que lidam com as questões de trânsito e pesquisadores que trabalham com essa área.

Esse tipo de dado pode ser utilizado como embasamento para a elaboração de políticas públicas e ações do poder executivo que visam, por exemplo, pensar em iniciativas de conscientização e prevenção de motoristas ou entender onde é necessário ter mais fiscalização e policiamento para coibir as infrações.

A plataforma BoaVista, utilizada neste novo processo, ganhou notoriedade por ser a ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para gerar inteligência de dados sobre a pandemia da Covid-19. Sua primeira aplicação dessa foi para o processamento de dados de Notas Fiscais Eletrônicas do estado, que rendeu um prêmio no Congresso Internacional de Sistemas de Informação Empresarial de 2018.

Fonte: Canoinhas Online

últimas Postagens