Tecnologia na redução dos sinistros de trânsito

14/06/2022 às 10:07 am

Informações geradas pelos radares eletrônicos comprovam uma redução média de até 35 vezes no comportamento irregular dos condutores em pontos monitorados

O número de mortes ocasionadas pela violência do trânsito caiu em 30% no Brasil, entre os anos de 2011 e 2020, segundo dados divulgados pelo Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura.  A redução, apesar de não ter atingido a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%, representa avanços. Para que se tenha ideia, em 2011 o Brasil registrou 44.553 mortes no trânsito. O número baixou para 33.625 em 2018 e para 11.647 em 2021. Já o número de sinistros em 2021, foi de 632.764 registros, volume 33% menor se comparado ao ano de 2020, que registrou 845.872 acidentes. Com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro – que passaram a valer neste ano de 2022 – e investimentos em educação e planejamento estratégico especialistas acreditam que os números de acidentes no Brasil deverão melhorar. O relatório de março deste ano, publicado pelo Ministério da Infraestrutura, apontava uma frota de 112.173.572 milhões de veículos no Brasil.

Tecnologias – Entre os recursos que têm ajudado a reduzir o número de acidentes no trânsito estão os radares, que atualmente são dotados de softwares que também conseguem emitir dados referentes à quantidade de pessoas que se deslocam de uma origem a um destino, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, (matriz origem-destino), velocidade média, tempo médio de percurso, entre outros. O especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, conta que a partir dos dados gerados pelos radares é possível comprovar uma redução média de até 35 vezes no comportamento irregular dos condutores em locais em que os equipamentos estão instalados.  “Existe uma relação óbvia de redução de mortes no trânsito com o incremento da fiscalização eletrônica. O monitoramento auxilia as administrações de trânsito municipais, estaduais e federais no planejamento, reduzindo os riscos de mortes e lesões causadas nas vias de circulação“, afirma Guilherme. Segundo ele, isso acontece porque existem equipamentos que conseguem emitir informações relevantes, como é o caso dos que controlam velocidade.  “Medir é uma forma de gerenciar e possibilitar a tomada de decisões de forma assertiva. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os radares servem para garantir a segurança da população. Ao aferir a velocidade, a tecnologia ajuda a evitar colisões e outras ocorrências com mortes e ferimentos nas rodovias e nas vias urbanas como no entorno de escolas, hospitais e residências“, completa Araujo. Com tecnologias que variam entre o laço indutivo, doopler, laço virtual ou laser, é possível capturar informações sobre presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar informações estatísticas e infrações de trânsito. A combinação de equipamentos de captura e processamento de imagens das placas (OCR/LPR) e de um software com inteligência artificial faz com que o sistema seja classificado como não intrusivo, ou seja, reduz o período de manutenção e necessidade de interdição de obras nas pistas para realizar a sua implantação. A tecnologia LAP (Leitura Automática de Placas), por exemplo, incorporada aos radares, é capaz de proporcionar a leitura da placa dos veículos e verificar, em questão de segundos, a situação em relação a débitos, indicativos de furtos, ou bloqueios.

 Redução das ocorrências – Em Salvador, por exemplo, os equipamentos de fiscalização estão instalados em locais estratégicos, nos principais corredores de trânsito da cidade e têm uma finalidade muito importante para garantir a segurança em todas as épocas do ano. Isso inclui a região de praias onde, sabidamente, o consumo de álcool e outras drogas psicoativas é maior. Esses equipamentos tecnológicos são essenciais para os resultados positivos que vêm sendo obtidos nos últimos anos para o monitoramento de veículos e pedestres e da própria segurança pública. Salvador conseguiu reduzir em 50% o número de mortes no trânsito nos últimos dez anos, saindo de 260 mortes ao ano para 130 mortes.

Fonte: Portal TERRA e Redação Trânsito Livre

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