Tecnologia reduz velocidade em áreas restritas

21/09/2022 às 4:30 pm

A montadora Ford está testando uma tecnologia que reduz a velocidade dos carros em áreas restritas. Os testes estão sendo feitos na Europa e tem como objetivo é reduzir a velocidade do carro sem a ação do motorista

A nova tecnologia da Ford para reduzir a velocidade dos carros tem como base o rastreamento dos locais por GPS. Além disso, a troca de dados também ajuda a fazer esse controle em tempo real. De acordo com a empresa, a delimitação virtual de área, conhecida como “geofencing”, contribui para reduzir a velocidade de forma automática. O objetivo também é evitar multas por excesso de velocidade. “A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável”, detalha Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa.

Como funciona – De acordo com a empresa, a tecnologia usa o rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra numa zona georreferenciada. Deste modo, o motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel. Apesar de ser uma função automática, o motorista pode desativar o sistema a qualquer momento se for necessário. Segundo a empresa, no futuro, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20 km/h. Áreas particulares, com pistas internas de condomínios, poderão entrar no sistema como uma zona de restrição. A Ford também informou que está usando a tecnologia de geofencing para melhorar a qualidade do ar nas cidades. Neste caso, a empresa está programando os modelos híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar em zonas de baixa emissão.

Tecnologia para um trânsito seguro – No continente europeu cerca de 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas. Portanto, a redução da velocidade torna-se essencial para a segurança da circulação e a proteção da vida. Assim, a Ford está testando a tecnologia de redução involuntária da velocidade com duas vans elétricas na cidade de Colônia, na Alemanha. Muitas cidades europeias estão criando as zonas de velocidade limitadas a 30 km/h. Essa é uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres nas cidades. Afinal, motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto é menor. Com a tecnologia da Ford, os carros identificam estas zonas de forma automática. Apesar de o piloto automático adaptativo já ajudar o motorista nessas situações, o controle de velocidade por geofencing é mais efetivo, segundo a fabricante.

Fonte: Portal 360 News e Redação TRÂNSITO LIVRE.

 

últimas Postagens