Tecnologias mudam nossa relação com os automóveis.

14/07/2020 às 11:56 am

Partir do ponto A para chegar ao ponto B. Tecnicamente, esse é o original e principal propósito dos veículos automotores. Uma máquina tão importante para o ser humano que influenciou a paisagem urbana de todo o planeta e abriu caminhos onde antes pareciam existir apenas barreiras. Seja qual for o destino, o automóvel consagrou-se como a forma mais popular de transporte individual. Mas a experiência a bordo tem evoluído, influenciada acima de tudo pela tecnologia. Nesta matéria o Portal TRÂNSITO LIVRE vai enumerar algumas dessas maravilhas disponíveis em alguns veículos (principalmente os vendidos no exterior) e que mudam, definitivamente, a forma de como vamos utilizar o automóvel.

Painel de Instrumentos Digital

Há algo de errado com um painel analógico? Definitivamente não. Ele cumpre muito bem seu papel. Mas um painel de instrumentos que diz adeus aos “velhos ponteiros” e dá lugar a uma tela iluminada com 10,25 polegadas, 100% digital e com alta resolução, abre uma série de oportunidades. Sem tirar as mãos do volante e no ângulo da visão do condutor, é possível ver quem chama pelo smartphone, responder a uma mensagem escrita por comando de voz ou até consultar o mapa de navegação para ver se a rota seguida está correta. Tudo isso com a vantagem de uma configuração personalizada, com vários modos de apresentação à escolha do condutor que seleciona aquilo que julga mais importante para seus deslocamentos, por meio dos comandos localizados no volante multifunções.

Full Link

Tal como o automóvel, o smartphone assumiu um papel importante na nossa vida. Serve para muito mais do que receber chamadas ou enviar mensagens. É, muitas vezes, uma importante ferramenta profissional, além de instrumento lúdico e de informação. A conexão dos celulares com o painel digital, assim, é essencial. Mas lembre-se, sem distrações que comprometam a segurança da direção veicular. Esta integração pode ser feita com smartphones dotados dos sistemas iOS (Apple CarPlay) ou Android (Android Auto). Alguns modelos da marca SEAT, por exemplo, ainda agregam outros “serviços”. 0 SEAT Connect App permite abrir e fechar o carro, saber a sua localização, verificar se as luzes foram desligadas, acionar a buzina, ligar suas luzes externas para encontra-lo mais facilmente num estacionamento e, até, emitir alertas caso o veículo esteja sendo roubado.

Controle por voz ou gestos

Instrumentos de última geração permitem ao seu condutor falar com o carro para ativar a navegação, rádio e outras mídias. Naturalmente uma voz padrão precisa ser gravada de forma codificada e só ela terá o poder de acionar esses recursos. Desta forma, o condutor não precisa desviar a atenção da condução para selecionar a estação de rádio favorita, ou inserir um destino no sistema de navegação.

Cruise Control

Uma viagem longa pode ser difícil. Com a tecnologia oferecida pelo Cruise Control é possível regular a velocidade desejada em todo o trajeto adaptando-a às condições do trânsito e da via na forma mais segura. O sistema também permite definir a distância ad carro da frente, identificando a presença de outros veículos em todo o trajeto.

O carro Sempre conectado em qualquer via de circulação, urbana ou nas estradas. Esse é o futuro do automóvel. Há muitas informações úteis e necessárias online. Como a mudanças no clima, as frequentes interrupções do tráfego por acidentes, quedas de barreiras etc. Hoje já é possível ao veículo disponibilizar ao seu usuário essas informações valiosas de forma a que a viagem seja a mais segura possível.

Fonte: Razão Automovel

últimas Postagens