Trânsito consciente e mais responsável​

05/07/2021 às 5:28 pm

A tecnologia é essencial e hoje está no dia-a-dia de qualquer cidadão no mundo. Mas, dependendo de como a usamos, ela pode ter duas faces: a positiva e a negativa.

Principalmente no trânsito! Listamos a seguir alguns dos bons exemplos que cada um de nós pode lançar mão a favor de um trânsito consciente e mais saudável.

Não Perturbe – O trânsito consciente começa com as duas mãos no volante ao longo de todo o trajeto. Exceto se uma delas tiver que fazer momentaneamente algum sinal, para estabelecer comunicação com outros motoristas e pedestres. Pensando nisso, a Apple disponibiliza a função Não Perturbe ao Dirigir, já acoplada ao iPhone. Quando ativado, o recurso silencia e limita mensagens de texto e notificações de origens diversas. O sistema Android também disponibiliza recurso similar e pode ser acionado no Modo Carro automaticamente em alguns smartphones.

Drive Awake –   O olho do motorista fechou, o alarme tocou. Drive Awake é um aplicativo que captura sinais de sonolência ao volante através da câmera do usuário, com a leitura de seu próprio olhar. Para a otimização da tecnologia, é importante posicionar corretamente o telefone de forma que a lente visualize o rosto. É a opção ideal para quem faz longos percursos como motoristas profissionais e os que dirigem com frequência à noite. É um aplicativo gratuito e disponível apenas para IOS. Mas o sistema Android conta com aplicativos similares, como, por exemplo, o Drowsy Driving Alert.

Waze – A tecnologia de busca de rotas e de geolocalização mais popular. Pode ser comandado por voz e permite ao usuário evitar roteiros engarrafados, sugerindo alternativas com o tempo previsto para a chegada ao destino e informações sobre o trânsito. Também gratuito pode ser baixado por qualquer smartphone. Sua base de dados é colaborativa, ou seja, os próprios usuários fornecem dados e opiniões o tempo todo, a fim de tornar seu desempenho mais assertivo para toda a comunidade de mais de 115 milhões de pessoas, em 185 países.

Google Maps – Similar ao Waze, o Google Maps traça as melhores rotas, oferece informações sobre o trânsito e também prevê o tempo estimado do percurso. Aplicativo da família Google, já vem instalado em celulares que usam o sistema Android e ainda conta com o recurso Street View, que entrega ampla visão por satélite do endereço de destino do usuário. O Maps também colabora para o trânsito consciente de outros atores da mobilidade urbana. Usuários de trens, metrôs, ônibus, ciclistas e mesmo pedestres contam com a ferramenta para pesquisar trajetos e os valores das tarifas do transporte público.

Bluetooth – Seja para procurar uma música ou atender chamadas, dentre outras interações, o sistema conecta e troca informações entre dispositivos e telefones celulares, tecnologia que contribui para que seus olhos fiquem atentos à pista e as mãos, sempre no volante.  Se o aparelho de som do seu carro não conta com a opção de compatibilidade, há acessórios de instalação simples (e baratos, inclusive) que permitem conexão sem a necessidade de uma infinidade de fios, para que você mergulhe no fantástico mundo do trânsito consciente.

Android Auto e Car Play – Os comandos de voz também imperam nos veículos mais novos. O Android Auto foi desenvolvido pela Google para que até mensagens de texto sejam respondidas verbalmente ao conectar seu smartphone ao visor do automóvel. Com a ajuda do Google Assistente, diga “Ok Google” e fique por dentro da previsão do tempo, ouça suas músicas favoritas e encontre rotas, sem qualquer esforço. Com o mesmo objetivo, a ‘turma da maçã’ conta com o Car Play da Apple, que conecta seu iPhone a recursos valiosos para manter a segurança e a atenção na direção.

TomTom AMIGO – Gratuito, o aplicativo vem se somando às soluções para o trânsito consciente desde 2017. Com interface de utilização bastante simples, possui versões compatíveis com o Android Auto, podendo ser um substituto dos populares Waze e Google Maps.

Transporte por aplicativos – Os maiores aliados do motorista cansado (ou que quer evitar as aglomerações do transporte público) reinam no mundo dos aplicativos de transporte privado como Uber, 99Taxi, e o Cabify – os mais populares do segmento. Tecnologia alternativa de mobilidade urbana indispensável para condutores que reconhecem os riscos da direção em situações de fadiga e sonolência. Afinal, O trânsito consciente requer esforço e comprometimento de todos nós!

Fonte: Portal VIVO

 

últimas Postagens