Trânsito e cidadania no Colégio Sto. Agostinho

27/05/2016 às 3:18 pm

No último dia 16, o Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro (ITTS), em parceria com a Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito – TRÂNSITOAMIGO, realizou no Colégio Santo Agostinho Leblon, no Rio de Janeiro, uma rica manhã de debates com os alunos do terceiro ano do ensino médio.

Na faixa etária de 17-18 anos, muito em breve esses jovens se tornarão condutores e estarão nas autoescolas, ruas e rodovias da cidade e do país. Por isso, para construção de um trânsito menos mortal e violento, é fundamental a promoção de ações de conscientização para educação e consciência dos futuros motoristas.

O evento contou com exposições do jornalista Fernando Pedrosa, especialista em prevenção e segurança no trânsito e Diretor do ITTS, Rodolfo Rizzotto, coordenador do Programa SOS Estradas e autor de estudos e livros sobre o tema e de Fernando Diniz, presidente da TRÂNSITOAMIGO e pai de Fabricio Diniz, jovem falecido em 2003 em tragédia de trânsito na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

IMG-20160516-WA0011

Fernando Diniz

 

Educação & Segurança

Na ocasião, os palestrantes ressaltaram a importância da construção de uma cultura cidadã e responsável para a segurança e preservação da vida no trânsito. Evidenciaram também a necessidade de elaboração de políticas educacionais para diminuição dos nossos alarmantes índices de mortalidade no trânsito, o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade

Os jovens receberam exemplares do Código de Trânsito Brasileiro e tiveram uma demonstração clara da gravidade do problema com o qual estamos lidando: quando perguntados sobre quem já passou ou já teve algum parente ou amigo diretamente envolvido em algum acidente de trânsito, o levante emocionado de mãos foi quase unânime no lotado auditório do Colégio Santo Agostinho. 

Arte pela vida

Ainda sobre a importância de ações de mobilização da juventude para um trânsito mais prudente e para a formação de uma nova geração de motoristas conscientes, os jovens puderam assistir à canção “Miracle”, de autoria da cantora e compositora brasileira radicada nos EUA Laura Rizzotto, uma emocionante homenagem às vítimas de acidentes no trânsito.

últimas Postagens