‘Uber de ônibus’ chega a BH no próximo mês

20/06/2017 às 2:22 pm

Publicado em: Metro Jornal

Aproveitando a onda dos aplicativos de transporte compartilhado como Uber, Cabify e outros, um novo app que chega no mês que vem a Belo Horizonte promete realizar viagens de ônibus intermunicipais com passagens muito mais em conta. A promessa da plataforma é uma economia de 50% do valor cobrado pelas empresas tradicionais de transporte rodoviário. Mas, assim como suas inspirações, o Buser, que entrar no ar a partir do dia 7 do mês que vem, também não foge das polêmicas e levanta discussões sobre regulamentação e a qualidade do serviço.

De início, a empresa fará as rotas BH-Ipatinga (Vale do Aço), BH-Viçosa (Zona da Mata) e Viçosa-Ipatinga.

O co-fundador do aplicativo, Marcelo Abritta, explicou que o modelo criado já existe em outros países. “Na Europa, o modelo brasileiro, em que as rotas são concedidas pelo governo para empresas atuarem sem concorrência, foi substituído por um mais moderno, em que a tecnologia promove a conexão direta entre passageiros e prestadores de serviço. O resultado foi que o preço das passagens despencou e o volume de passageiros subiu”, disse. A expectativa é de que a plataforma seja ampliada para outras cidades.

Segundo a empresa, a plataforma opera em fase pré-operacional, e está cadastrando motoristas interessados para a data de lançamento.

Como já era de se esperar, mesmo antes do lançamento a plataforma gerou polêmica, já que as rotas de viagens entre municípios no Brasil são feitas por concessão pública. Segundo o DEER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem), até o momento o órgão não foi consultado oficialmente pelos idealizadores do aplicativo. A ANTT informou que para prestar serviço de transporte interestadual de passageiros, a empresa deverá estar autorizada, após cumprir as exigências contidas na legislação.

últimas Postagens