Veículos autônomos na construção civil

04/07/2018 às 5:04 pm

Nos últimos 5 anos as tecnologias dos carros autônomos avançaram rapidamente. Em pouco tempo este tipo de transporte será uma realidade nas rodovias do mundo todo. Isto significa o desenvolvimento de sistemas avançados de controle e segurança; além regulamentação específica, algo que ainda vem sendo desenvolvido junto às autoridades governamentais.

Nos Estados Unidos já podemos visualizar a rápida assimilação dos veículos autônomos não apenas para transporte viário, mas também pela indústria da Construção Civil. Isto acontece pela grande ampliação da produtividade que estas novas tecnologias proporcionam, mas também porque os canteiros de obras são ambientes controlados, onde possíveis acidentes e imprevistos podem ser facilmente prevenidos. Ao contrário das estradas onde milhares de fatores devem ser contabilizados quase instantaneamente, nas construções estes veículos inteligentes fazem apenas movimentos repetitivos e simples, tornando a indústria da construção civil perfeita para o teste de veículos não-tripulados.

A fabricante de veículos pesados Caterpillar lançou ultimamente dois modelos não-tripulados para mineração e construção civil: o 56 Cat e o 793F. A gigante sueca Volvo também vem trabalhando em protótipos de caminhões não tripulados. Mas talvez a companhia mais inovadora seja a americana Built Robotics, que promete revolucionar pequenas obras através de caminhões baratos e facilmente operados. A proposta é que a operação e configuração destas máquinas exija apenas um treinamento básico, e que as obras possam funcionar 24 horas por dia.

Veja abaixo um vídeo demonstrativo:

 

 

 

últimas Postagens