Sistema de câmeras da Volvo identificará motoristas cansados ou intoxicados

28/08/2019 às 3:34 pm

A montadora sueca Volvo afirmou que pretende equipar seus veículos com um sistema de câmeras e sensores capazes de avaliar o estado do motorista. Através desse sistema, será possível intervir caso o condutor seja identificado como intoxicado, cansado ou distraído.

O sistema soará um conjunto de alarmes que aumentará de volume à medida que o risco de acidentes for crescendo. Após isso, o sistema de segurança prevê intervenções mais assertivas, que irão variar de acordo com o estado do condutor. Em um primeiro momento, o automóvel limitará a velocidade e alertará o serviço de assistência Volvo on Call. Caso mesmo assim não haja reação do condutor e o risco de acidentes for iminente, o carro pode até mesmo parar, travar e estacionar de forma segura.

“No que toca à segurança, pretendemos acima de tudo evitar qualquer tipo de acidentes, para além de minimizar os impactos dos acidentes iminentes. Neste caso, as câmaras irão monitorizar os comportamentos que podem levar a lesões graves ou até à morte”, explicou Henrik Green, Senior Vice President e Research & Development da Volvo Cars.

O sistema irá identificar sinais como a falta de aplicação de força no volante, olhos fechados durante um período longo de tempo, o atravessar de várias faixas de rodagem de forma excessiva ou tempos de reação muito lentos.

“Imensos acidentes resultam de intoxicação, excesso de álcool, drogas ou simplesmente cansaço extremo. Há pessoas que ainda acreditam poder conduzir depois de terem bebido ou não terem dormido o suficiente e que isso não afeta as suas capacidades na estrada. Grande erro, por vezes fatal. Queremos assegurar que ninguém será colocado numa situação de perigo ainda que tente conduzir neste estado”, afirmou Trent Victor, Professor e especialista em comportamento no trânsito.

A introdução das câmeras em todos os modelos da Volvo será realidade na próxima geração de automóveis da marca, que deverá chegar aos mercados no início de 2020.

últimas Postagens