Volvo Vera, um veículo de cargas autônomo e elétrico

13/09/2018 às 3:01 pm

A fabricante sueca Volvo lançou nesta quinta-feira seu mais novo protótipo. O Volvo Vera é um veículo autônomo e elétrico, capaz de carregar cargas pesadas sem emissões de poluentes ou de ruídos.

O objetivo é auxiliar indústrias que precisam transportar cargas pesadas dentro dos próprios terminais, com precisão e segurança. Estas indústrias muitas vezes necessitam de um sistema de transporte de pequenas distâncias repetitivo, e é para isso que o Vera foi desenhado. Os potenciais compradores do Vera são portos, centros de distribuição e grandes fábricas.

“Nosso sistema pode ser visto como uma extensão das soluções avançadas de logística que muitas das indústrias de hoje já aplicam”, conta Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks. “Em lugares como portos e centros logísticos, penso que teremos maior precisão na entrega, bem como maior flexibilidade e produtividade. As atuais operações são geralmente organizadas de acordo com as horas do trabalho diurno, mas uma solução como o Vera abre a possibilidade de operação contínua, o que pode reduzir as pilhas nos estoques e aumentar a produtividade geral.”

De acordo com a Volvo, o Vera poderá ser controlado à distância ou poderá apenas seguir rotas pré-determinadas, sendo constantemente carregado por vias eletrificadas. Ou seja, ele será capaz carregar cargas pesadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Foto: Volvo Trucks

últimas Postagens