Aplicativo avalia desempenho dos motoristas e pode dar desconto no seguro

05/12/2019 às 4:34 pm

Aplicativo dá nota de 0 a 100 ao motorista de acordo com padrões de segurança

A Zurich Brasil Seguros lançou o aplicativo Zurich Driver, disponível para os clientes da seguradora. Ele acompanha as viagens dos usuários em tempo real e avalia a performance do motorista, com o objetivo de ajudar os condutores a adotarem uma postura mais responsável e segura. O app utiliza 5 parâmetros que são combinados para formar uma pontuação final. São eles:

Condução distraída: baseada na utilização ou não do aparelho celular enquanto o motorista está dirigindo.

Velocidade: indica se o condutor transita ou não em velocidades elevadas e se respeita os limites de velocidade da via.

Frenagem: mede a intensidade com que o motorista usa os freios durante seus trajetos. Freadas bruscas podem indicar um estilo de direção agressivo e, portanto, mais perigoso.

Aceleração: mostra a frequência de arrancadas bruscas e rápidas durante uma viagem.

Curvas: descreve a frequência de viradas bruscas e repentinas. Curvas ou viradas bruscas geralmente acontecem quando o motorista não estava preparado para a manobra, desatento ou em condução mais arriscada.

O aplicativo é baseado em telemetria, tecnologia de monitoramento para medir e rastrear dados a distância por meio de comunicação sem fio. De acordo com a desenvolvedora do aplicativo, não é necessário estar conectado à internet móvel para utilizar o app, já que os dados são salvos no aparelho e sobem à nuvem quando o aparelho se conecta a uma conexão segura de wi-fi.

Os clientes da seguradora Zurich que tenham boa pontuação podem obter até 25% de desconto no preço do seguro em sua renovação. Existem desafios mensais que premiam os clientes que tiveram a melhor performance nos parâmetros mensuráveis todos os meses. Além disso, a empresa faz sorteios mensais de 10 000 reais.

O app está disponível para os clientes de seguro de automóvel da Zurich nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

últimas Postagens