Projeto de trânsito do Pará é destaque na ONU

06/12/2021 às 9:54 am

Detran do Pará se sobressaiu com iniciativas regionais que podem contribuir para que o trânsito se torne mais seguro para todos. 

A atuação do Detran/PA para aperfeiçoar as técnicas de fiscalização de trânsito foi um dos destaques da 76ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizada na última sexta-feira (03/12), em Nova Iorque. A reunião teve como foco divulgar iniciativas regionais que possam contribuir para a segurança de trânsito no mundo. A sessão foi uma preparação para a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral para a Melhoria da Segurança Global no Trânsito, planejada para o próximo ano de 2022. O Detran/PA foi o único órgão público brasileiro convidado pela entidade para participar do evento, que foi transmitido por meio de videoconferência para todos os países. Durante a reunião, o Detran apresentou os principais aspectos do projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil). O projeto foi aprovado pelo Fundo das Nações Unidas e vem sendo executado no estado desde 2020 com novas práticas baseadas nos fatores de risco e evidências, diminuindo o tempo de abordagem ao condutor e aperfeiçoando os resultados das operações. A meta do projeto é reduzir os sinistros de trânsito provocados, principalmente, pelo uso de substâncias psicoativas como álcool e drogas e o excesso de velocidade.

Fala brasileira – Durante o Painel “Governo e integração regional para a formação das Nações Unidas e outras organizações internacionais“, o assessor técnico do Detran, Luiz Otávio Miranda, explicou que através do aperfeiçoamento da fiscalização os agentes estão conseguindo qualificar o trabalho, a partir de técnicas de persuasão, posicionamento na via e agilidade. Além disso, o órgão de trânsito do Pará tem investido em tecnologia para monitorar as estradas, identificar as irregularidades e evitar sinistros, bem como apoiado municípios na melhoria da infraestrutura viária.  O bom resultado do projeto favorece a que as Nações Unidas considerem os esforços realizados regionalmente pelos governos de todos os níveis, bem como inclua a participação desses atores na agenda global de segurança viária. “Conectado com esses objetivos, o Detran/PA pretende, por meio do projeto apoiado pela ONU, identificar outras estratégias que promovam a segurança no trânsito. O convite da ONU decorreu dos avanços expressivos do projeto conduzido pelo Detran, que começa a dar os primeiros resultados para a segurança das rodovias paraenses”, conclui Luiz Otávio.

Fonte: Agência Pará de Notícias

últimas Postagens