E se colocássemos o celular no modo trânsito?

07/12/2016 às 4:16 pm

Você já parou pra pensar ou já utilizou o “modo avião” do seu smartphone? Quando ativada, essa opção anula completamente os sinais do celular, pois essas emissões podem interferir  nos comandos do avião, o que pode causar sérias complicações na viagem. Na prática, é a mesma lógica que deveria ser levada para o trânsito: o aparelho seria momentaneamente “bloqueado” para evitar qualquer tipo de risco durante o trajeto.

Imagine se você pudesse ativar o “modo direção segura” e, por exemplo, silenciar todos os alertas sonoros, enviar mensagens automáticas para suas ligações sinalizando que está em trânsito e já retorna o contato, etc.  Sem dúvidas, seriam menores os riscos de distração ao volante e consequentemente maior a segurança nas ruas.

É essa a ideia da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência americana de segurança do tráfego rodoviário, que sugeriu aos fabricantes de celulares e dispositivos semelhantes a criação da função driver mode em seus produtos, que impede que o motorista faça chamadas telefônicas, envie mensagens de texto e acesse as redes sociais. Segundo essas diretrizes, todos os aplicativos com exceção de música e GPS ficariam bloqueados para os motoristas.

Na mesma linha, porque não adotar também a medida para os pedestres? Pesquisas já mostraram que o uso de smartphones é o maior responsável por acidentes envolvendo pedestres, que atravessam as pistas falando ao celular ou digitando mensagem no aparelho.

É importante criar uma consciência coletiva de que, no trânsito, TODOS são responsáveis pela manutenção da vida e pela segurança. Por isso, seja ao volante, seja como pedestre, ciclista, motociclista, lembre-se sempre que segundos de desatenção podem custar sua vida e a vida de terceiros. Então, você já sabe, né? Celular no trânsito, só no banco do carona!

Fonte

 

últimas Postagens