Conheça os pneus do futuro que não usam ar comprimido
Michelin e a General Motors apresentaram uma nova geração de pneus durante a conferência Movin’On Canadá. Detalhe: eles não usam ar comprimido.
O protótipo apelidado de Uptis (na sigla original Unique Puncture-proof Tire System) foi apresentado pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Michelin, Eric Vinesse. De acordo com o diretor, a tecnologia é o resultado de 10 anos de estudo nos laboratórios das empresas.
Trata-se de um pneu criado através de uma mistura de borracha, resina e alumínio. As marcas ainda fazem mistério sobre um quarto ingrediente, afirmando apenas que é um componente de alta tecnologia não especificado e que torna o pneu mais leve e resistente.
Segundo Vinesse, a Michelin, em parceria neste projeto com a General Motors, pensa em equipar veículos com os novos pneus em 2024.
De acordo com a Michelin, o protótipo resolve dois problemas: os acidentes causados por pneus furados e o descarte excessivo de pneus. A nova tecnologia praticamente eliminaria a necessidade de trocar os pneu apenas por furos e rasgos, diminuindo o impacto ambiental gerado por milhões de pneus trocados todos os anos.
A conferência Movin’On acontece todos os anos em Montreal, no Canadá. Durante a conferência são apresentadas e discutidas soluções para o futuro da mobilidade nos transportes. São esperados mais de cinco mil participantes de 67 países.