Fim do exame toxicológico fará preço do seguro disparar

14/06/2019 às 10:41 pm

O pacote de mudanças na legislação de trânsito pode ocasionar o aumento no preço dos seguros.

No último dia 04, a Presidência da República entregou à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que, entre outras mudanças, propõe que motoristas habilitados nas categorias C, D e E não sejam mais obrigados a fazer exame toxicológico ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com especialistas, caso a lei seja aprovada, os seguros de ônibus e caminhões vão ficar mais caros devido ao aumento do ‘risco potencial’.

Em entrevista à revista Veja publicada no último dia 08, o representante do sindicato dos profissionais de seguros do Distrito Federal, Carlos Cavalcante, afirma que as seguradoras vão precificar o ‘risco potencial’: “a indústria lida com um termo conhecido no meio que é exposição ao risco. Qualquer tipo de seguro avalia isso. Quanto maior o risco, obviamente, maior vai ser o prêmio pago por aquele bem”, explica Cavalcante.

Já o especialista em seguros e professor da Fundação Getúlio Vargas Gilvan Candido afirmou, também à Veja, que “os preços dos seguros são baseados nos riscos potenciais do condutor. O fim da obrigatoriedade do exame aumenta o risco, por isso aumenta o preço”.

Existe também a possibilidade de que as seguradoras passem a considerar que é arriscado oferecer uma apólice ao caminhoneiro ou motorista de ônibus sem a garantia do exame toxicológico. Assim, as seguradoras muitas vezes podem preferir não assinar contratos com as categorias ou instituir regras mais rígidas para contratação desse tipo de seguro.

 

últimas Postagens