Tecnologia revoluciona transporte coletivo no Brasil

06/08/2019 às 11:02 am

Publicado em Inforchannel

O transporte público está em outro patamar no Brasil. Isso em função de novas tecnologias que chegaram para tornar o segmento ainda mais eficaz e seguro. Entre elas, está a telemetria e a possibilidade de gerir frotas de ônibus urbanos e rodoviários.

Entre os motivos para a adesão à tecnologia, está a necessidade de reduzir custos de combustível e manutenção, além de aumentar a segurança de motoristas e passageiros. “O meio ambiente e a mobilidade urbana também ganham muito com o uso da telemetria em ônibus, principalmente nas grandes cidades”, enfatiza Bruno Santos, especialista em telemetria e diretor da MiX Telematics.

A tecnologia permite monitorar, em tempo real, os indicadores de um veículo de frota; controla paradas, gere o tempo das viagens, entre outras opções que ajudam o trânsito a fluir e, o mais importante, a facilitar a vida das pessoas que dependem do transporte urbano. “Hoje, somos 200 milhões de brasileiros e, em alguns anos, teremos muito mais pessoas nas ruas; em 2047, a previsão é de 233 milhões. Consequentemente, aumentará o número de carros, de trânsito e poluição, principalmente nos grandes centros, por isso, a hora de começar a cultura da gestão de frotas de ônibus é agora”, diz Santos.

Com a telemetria usada por essas empresas, as viagens são mais rápidas e, assim, a vida dos usuários melhora, principalmente aqueles que se deslocam entre regiões distantes diariamente. Assim, eles podem se movimentar com mais rapidez e aumentar a qualidade de vida. “Isso sem falar na segurança das viagens, pois a tecnologia reduz drasticamente acidentes”, reforça Bruno.

Além da mobilidade urbana, que se beneficia com a telemetria, o meio ambiente também ganha. Com a gestão eficiente de frotas urbanas, Bruno explica que a queda no consumo de combustível cai 10%, em média. Como os veículos precisam de menos manutenção, sempre vão operar de forma consciente; consequentemente, reduzem as emissões de carbono no meio ambiente. Ocorre ainda a redução do desgaste dos veículos e melhora na qualidade do trabalho dos motoristas, que contribuem muito para que o transporte seja feito de forma segura e eficiente.

últimas Postagens