Como os carros autônomos ouvirão o mundo ao nosso redor?

10/02/2020 às 7:16 pm

Como os carros que dispensam os motoristas reagirão aos sons e ruídos do trânsito à sua volta? Uma equipe do Fraunhofer Institute for Digital Media Technology (Alemanha) divulgou um protótipo de “sistema auditivo veicular” com microfones, uma central de processamento e um software próprio.

O sistema será capaz de ouvir sons importantes para o trânsito: buzinas, sirenes, gritos de alerta, apitos e demais barulhos que fazem parte do cotidiano viário.

O chefe do grupo de reconhecimento de eventos acústicos do instituto alemão afirmou que, até agora, nenhum veículo autônomo foi equipado com sistema de reconhecimento de ruídos externos. Danilo Hollosi afirmou que, no futuro, os automóveis serão capazes de reconhecer imediatamente a sirene de um veículo de emergência, formando automaticamente um corredor de emergência ou diminuindo a velocidade.

Para diferenciar os sons importantes dos ruídos normais das cidades, o software utiliza inteligência artificial, que se vale de algoritmos para interpretar instantaneamente os diferentes sons captados pelos microfones. Os desenvolvedores da tecnologia acreditam que os primeiros carros com sistemas de reconhecimento de sons deverão chegar ao mercado após o ano de 2025.

Na imagem, o aparelho capaz de “ouvir” os sons do trânsito ao redor do automóvel.

últimas Postagens