Órgão americano de segurança no trânsito critica Tesla por acidente com piloto automático

29/02/2020 às 3:14 pm

Há dois anos, o engenheiro da Apple Walter Huang faleceu em um acidente viário ocorrido em Mountain View, na Califórnia. O piloto automático do seu carro (Tesla Model X) não reconheceu um obstáculo e colidiu a 115km/h no muro de uma rodovia, sendo atingido posteriormente por outros dois veículos.

O National Transportation Safety Board (NTSB, órgão federal americano de segurança no trânsito) organizou uma audiência para apresentar as descobertas de uma investigação acerca das causas prováveis do acidente que vitimou o engenheiro de 38 anos. Na sessão, o presidente do órgão, Robert Sumwalt, apontou o piloto automático da Tesla como causa determinante da tragédia.

Segundo Sumwell, o próprio órgão já havia feito vários pedidos para que a Tesla adicionasse avisos e recursos em seus veículos, informando aos motoristas sobre os riscos do autopilot. O NTSB quer que as fabricantes deixem claro que seus recursos de assistência não são 100% autônomos. Ou seja, é necessário que o motorista esteja atento à via durante todo o trajeto percorrido, mesmo com o piloto automático ativado. O órgão propôs, ainda, a criação de uma tecnologia que restrinja o acesso a dispositivos móveis dentro de veículos em movimento.

A Apple também foi criticada durante a audiência, pois as investigações descobriram que Huang estava, no momento do acidente, jogando no seu iPhone cedido pela empresa. O órgão criticou a Apple por não implementar políticas anti-direção distraída nos aparelhos. Em nota à CNBC, a empresa limitou-se a responder que “espera que seus empregados sigam a lei”, seja dirigindo ou em qualquer outra situação.

últimas Postagens